O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CRPM), Cassiano Alves, esteve em Palmas nesta quarta-feira, 22, para uma agenda com o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, e com o presidente da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), Mauro Mota. O SGB é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
MAPEAMENTO GEOLÓGICO
A agenda com a Casa Civil teve como tema a implantação do núcleo do SGB em Palmas, no mesmo prédio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), inaugurada nesta quarta-feira, 22. Cassiano Alves falou sobre o projeto de investir R$ 6 milhões para realizar o mapeamento geológico do Estado, em parceria com a gestão estadual. “É um avanço para o Serviço Geológico do Brasil poder ter essa unidade com o propósito de abrir as portas para o mercado”, pontuou. “”O potencial do Estado na área de mineração é uma constatação crescente e agora, com o reforço desta parceria, certamente a gente vai organizar melhor o trabalho”, acrescentou Deocleciano Gomes.
COOPERAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA
Na Ameto, o tema foi a consolidação do termo de cooperação técnico-científica, com previsão de assinatura oficial na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). “Com o termo, iremos desenvolver, através do mapeamento geológico sistemático e aprofundado, uma a análise detalhada das potencialidades minerárias que o Tocantins possui. Quanto mais dados e informações para identificar depósitos minerais em diversas regiões do Estado tivermos, mais potencial de investimentos alcançamos”, afirmou Mauro Mota. “Estamos com um papel realmente de nos aproximarmos dos Estados e municípios que tutelam uma parte significativa da riqueza mineral no país”, reforçou Cassiano Alves.