Um termo de cooperação técnica foi assinado na quinta-feira, 15, para que a Agência de Mineração (Ameto) tenha acesso ao Simplifica Tocantins, sistema de registro empresarial gerido pela Junta Comercial (Jucetins). Por meio desta cooperação, a Ameto terá acesso aos dados cadastrais de empresas do setor de mineração. Assim, o órgão poderá monitorar com mais facilidade esta atividade econômica no estado e promover políticas públicas que a fomentem.
BANCO DE DADOS ATUALIZADO
O presidente da Jucetins, Issam Saado, afirma que por meio do Simplifica Tocantins, a Ameto conseguirá manter o seu banco de dados atualizado. “Nosso objetivo não é só simplificar a abertura de novos negócios, mas também assegurar que eles tenham prosperidade após registrados. A assinatura deste Termo permite à Ameto mais assertividade para elaborar estratégias que incentivem o investimento de empresas da atividade mineral no Tocantins”, explica o presidente Issam.
ESTRUTURAS INSTITUCIONAIS PRECISAM CAMINHAR JUNTAS
De acordo com o presidente da Ameto, Milton Neris, essa parceria também irá agilizar o processo de fiscalização e dar mais segurança para os investidores no Tocantins. “O Estado tem se despontado no potencial mineral, e com isso atraído cada vez mais investidores. As nossas estruturas institucionais estaduais precisam caminhar juntas para fomentar o desenvolvimento e, esse acordo com a Junta Comercial proporcionará mais celeridade e transparência às ações de fiscalização, que visam a regulamentação e regularização da atividade minerária no Estado”, ressaltou.
PRESENÇAS
Participaram do ato de assinatura o diretor de fiscalização, José Fernando; e o diretor de geologia da Ameto, Otton Nunes. Pela Jucetins, estiveram o secretário-geral, Erlan Milhomem; a procuradora jurídica, Maiana Sampaio e a gerente de planejamento, Letícia Cardoso.