O Levantamento da Safra 2024/2025 divulgado no dia 10 de abril pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que o Tocantins fechará o período com um recorde de 8,9 milhões de toneladas de grãos colhidos, um recorde. O número representa um crescimento de 16% em relação ao ano anterior (7,69 milhões de toneladas).
PRODUÇÃO DE GRÃOS NO TOCANTINS
Os registros abrangem a produção de diversos grãos, com destaque para a soja, o milho, arroz, o sorgo e o feijão e o gergelim. A soja lidera o volume colhido no Tocantins, com 5,4 milhões de toneladas, representando um crescimento de 1,8% em relação ao ciclo anterior. Em seguida, estão o milho, com 2,3 milhões de toneladas e avanço de 13,6%; o arroz, com 779,2 milhões de toneladas, com variação de 3,4%; o sorgo, com 111,5 milhões de toneladas; e o feijão, com 73,13 milhões de toneladas e o gergelim com estabilidade em área e produção.
NÚMEROS ACOMPANHA CENÁRIO NACIONAL
O desempenho positivo acompanha o cenário nacional, que está com as colheitas de primeira safra de soja em fase adiantada e caminha para alcançar o maior volume já colhido no país. Para esta temporada, a Companhia estipula uma produção nacional de 167,9 milhões de toneladas da oleaginosa, o que equivale a uma expansão de 20,1 milhões de toneladas em relação à safra anterior.
BRASIL
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vem confirmando a perspectiva de uma safra recorde de grãos na temporada 2024/25, estimada em 330,3 milhões de toneladas. O volume, se confirmado, além de ser o maior já registrado na série histórica da Conab, representa um crescimento de 32,6 milhões de toneladas quando se compara com o ciclo 2023/24.