Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do último trimestre do ano passado colocam o Tocantins com a 6ª menor taxa de desocupação do País, sendo a 1ª da Região Norte e Nordeste. O percentual no Estado é de 10,5%, o que corresponde em média a 75 mil pessoas. Ao comparar os últimos três meses de 2020 com o trimestre anterior percebe-se que 52 mil pessoas saíram da fila dos desocupados, um recuo de 6,48% na taxa de desocupação nesse período.
Incentivos fiscais e medidas mitigadoras
Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Araújo avalia que os números são resultado de uma soma de esforços do Estado para tentar minimizar os impactos da pandemia de Covid-19. “Infelizmente o cenário mundial não é favorável à geração de empregos e renda, mas o governo buscou liberar os incentivos fiscais e outras medidas mitigadoras que levaram a uma aquecimento de setores como comércio atacadista e a construção civil, grandes responsáveis pela empregabilidade em 2020”, explica o gestor.
Força do empresariado tocantinense
Segundo o gerente de Planejamento e Monitoramento da Setas, Rairivaldo Novaes, outros fatores que contribuem para os dados: “O nível de ocupação entre aqueles que tem idade para o trabalho no Tocantins é maior que os que estão desocupados, mas acredito que o principal fator para esse desempenho é a força do empresariado tocantinense aliada a vontade de trabalhar de nosso povo frente a tantos desafios enfrentados em 2020”, ressalta. (Com informações da Secom/Tocantins)