Com o objetivo de conhecer soluções para a mitigação ou neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE), a Companhia Imobiliária do Tocantins (Tocantins Parcerias) discutiu com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Mato Grosso do Sul (MS) sobre a marca-conceito Carne Carbono Neutro (CCN). O protocolo visa atestar a carne bovina que apresenta seus volumes de emissão de GEEs neutralizados durante o processo de produção pela presença de árvores em sistemas de integração do tipo silvipastoril (pecuária-floresta, IPF) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta, ILPF), por meio de processos produtivos parametrizados e auditados. A reunião aconteceu na quarta-feira, 24, de forma virtual.
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O marca-conceito Carbono Neutro (CCN), desenvolvido pela Embrapa, é representada por um selo alusivo à produção de bovinos de corte sob sistemas de integração, com a introdução obrigatória do componente arbóreo como diferencial. Este conceito contribuirá para fomentar a implementação de sistemas de produção pecuários mais sustentáveis, especialmente quanto ao aspecto ambiental, com a introdução do componente arbóreo, capaz de neutralizar o metano emitido pelo rebanho, de forma a agregar valor à carne produzida nestes sistemas.
VIABILIZAR A POLÍTICA DE CARBONO
Conforme o presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, a expectativa é viabilizar a política de carbono neutro no setor produtivo com base nas experiências do protocolo criado pela Embrapa, com a integração entre a Secretaria de Agricultura e Pecuária, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Embrapa e demais órgãos, para levar apoio técnico em projetos de carbono ao pequeno, médio e grande produtor rural, no sistema de pecuária. “No Tocantins, temos o programa REDD+, com diálogo aberto com o setor do agro, que sempre busca agregar valor na pauta de redução de carbono em suas propriedades. Dessa forma, a criação de gado de corte permite que o produtor faça uma adicionalidade na propriedade gerando maior número de créditos de carbono a receber, dentro de um projeto privado”, explicou o gestor.
VALORIZAR CARNE
A marca tem um grande potencial de valorização da carne, ao longo de toda a cadeia, desde o produtor até o consumidor, com forte apelo para a sustentabilidade e menor impacto ambiental. Com isso, há uma perspectiva de visibilidade e competitividade nos mercados interno e, principalmente, externo, melhorando a imagem da pecuária do país. Também participaram do encontro a equipe técnica da Tocantins Parcerias e os representantes técnicos da Embrapa Mato Grosso do Sul, Roberto Giolo de Almeida, Manuel Motta Macedo e Ademir Fontana.