Profissionais de turismo de dez operadoras holandesas deve desembarcar no Tocantins, entre esta quinta-feira, 5, e 12 de abril, para conhecer os principais atrativos de regiões como Palmas, Jalapão, Cantão e Serras Gerais. A ação é resultado da recente participação do estado na VakantieBeurs 2018, em Utrecht, uma das principais feiras de viagem e turismo dos Países Baixos.
A iniciativa denominada Famtour (viagem de familiarização) é realizada pela Seden – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado do Tocantins, com coordenação da Embaixada do Brasil em Haia, Holanda. Empresários do turismo regional e a empresa aérea KLM viabilizaram passagens, hospedagem, traslados e demais detalhes para a recepção.
A Seden está cuidando dos ajustes e da colaboração de cada empresa para o sucesso da visita. “Nós convidados a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, que divulgou entre seus associados, assim como a Associação de Bares e Restaurantes e os receptivos em dia com o Cadastur (Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo), porque a ideia do Estado não é simplesmente mostrar o atrativo turístico aos operadores holandeses, mas apresentar realmente os produtos que estão à venda, a experiência que o turista terá ao optar pelo Tocantins como destino”,
declarou James Possapp, superintendente de desenvolvimento turístico da instituição.
“Os empresários colocaram à disposição meios de hospedagens em Palmas, Jalapão e Cantão, da mesma forma que os restaurantes, e os diversos receptivos turísticos unidos irão conduzir este grupo de operadores estrangeiros, contando sempre com guias bilíngues. Um claro sinal do atual nível de profissionalismo do trade turístico do Tocantins. Estamos passando por um excelente momento na atividade de turismo no Estado e isso é visível pelo interesse dos empresários do setor em fazer parcerias deste tipo, no sentido de promover as nossas regiões turísticas e os nossos produtos”, explicou.
O trade regional espera estabelecer parcerias entre empresas regionais e internacionais e promover os destinos tocantinenses pela Europa. A ideia é se ajustar às expectativas do turismo internacional e atrair um público de alto poder aquisitivo, que busque justamente o turismo de aventura e o ecoturismo que o Tocantins oferece. Além disso, a reunião de várias empresas do setor abre caminhos para outras ações em conjunto.
O Brasil recebe, em média, 90 mil turistas holandeses por ano e os destinos mais procurados são Pantanal e Foz do Iguaçú. O Tocantins pretende ganhar uma parte deste mercado. O projeto inclui também a participação do estado na WTM Latin America 2018, em São Paulo, entre os dias 3 e 5 de abril.