O Serasa divulgou nesta sexta-feira, 16, números de novembro de 2023 de tentativas de fraudes. O levantamento feito pela própria empresa de proteção ao crédito mostra que o Norte registrou 42.347 ocorrências no período, sendo 4.054 no Tocantins. Com isto, o Estado ficou na 4ª posição da região e em 24ª no cenário nacional em números absolutos. Na lista por milhão de habitantes, a posição foi a 20ª. O crescimento comparado ao mês anterior foi de apenas 1%.
CENÁRIO NACIONAL
Na visão nacional, foram registradas 26.798 ocorrências fraudulentas por dia, totalizando 830.740 no mês, uma investida criminosa focada em roubos de identidade a cada 3,1 segundos – queda de 0,8% em relação a outubro.
APRIMORAR CAMADAS DE PROTEÇÃO
Por meio da assessoria, o Serasa avaliou os números. “O volume de tentativas de fraude do indicador está relacionado ao onboarding, ou seja, ao momento de abertura de contas ou pedidos de cartões de crédito, por exemplo. Para garantir que essas transações estão sendo feitas por pessoas que são realmente quem se dizem ser, sem deixar de lado a preocupação em causar impacto negativo na experiência do usuário, as empresas precisam contar com processos ágeis e tecnológicos. Isso envolve aprimorar as camadas de proteção para uma análise assertiva e capaz de identificar comportamentos suspeitos para diminuir a incidência de golpes e a lesão a companhias e consumidores”, explica o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da empresa, Caio Rocha.