O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian divulgou nesta segunda-feira, 11, o número de inadimplentes de julho. Somente em julho, 359.435 negócios do Norte entraram na lista, 41.523 deles no Tocantins, que o coloca na 4ª colocação dos 7 estados da região. Os tocantinenses estão atrás do Pará (151.085), Amazonas (70.4589) e Roraima (56.276). No geral, o Estado fica 23ª posição.
BRASIL
Na análise nacional, 6,55 milhões de empresas inadimplentes foram registradas, um aumento de 33 mil companhias em relação a junho de 2023, mês em que também havia sido registrado recorde da série histórica do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. Essa elevação foi puxada pelas empresas de “Serviços”, com a maior parte das negativações (54,2%), seguidas por “Comércio” (36,9%).
ORIGEM DAS DÍVIDAS
O setor com mais dívidas inadimplentes em julho foi o de “Outros” (28,2%) que contempla contas com Indústrias, Terceiro Setor e Primário, seguido por “Serviços” (27,7%) e “Bancos e Cartões” (20,1%). O segmento com menor incidência de atrasos foi o de “Securitizadoras” (1,1%). Confira o gráfico a seguir com o levantamento completo desse recorte:
ENTENDA
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação de inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O indicador é segmentado por unidade federativa, porte e setor.
Confira o ranking geral: