O Tocantins tornou-se o maior produtor de grãos entre as unidades federativas da região Norte, conforme o 12° levantamento da Safra de Grãos (2022/2023), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na quarta-feira, 6. As 7.612,9 toneladas colhidas também colocam o Estado como segundo maior produtor de grãos em comparação com as unidades do Nordeste.
RANKING
Em comparação aos estados que mais produziram grãos na Safra no Norte, o Tocantins está em primeiro com as 7.612,9 toneladas colhidas, uma diferença de quase 3 mil toneladas com o segundo lugar: o Pará, com 4.629,0 toneladas; a terceira posição ficou com Rondônia [3.757,6 toneladas]. Ao expandir a comparação para a região Nordeste, a Bahia toma a frente do ranking com 13.483,9 toneladas de grãos produzidos e colhidos, enquanto o Maranhão fica logo atrás do Tocantins [7.361,8 toneladas].
PROJEÇÃO
O Tocantins possui bastante área para dispor ao agronegócio e, conforme projeções feitas pela própria Secretaria da Agricultura (Seagro), poderá ultrapassar, inclusive, o maior produtor do Nordeste, a Bahia. “Se compararmos, por exemplo, a Safra de 2021/2022 com a atual, tivemos um incremento de 12% na área plantada e quase 20% na produção, o que demonstra o quanto estamos crescendo”, avalia Thadeu Teixeira, técnico da pasta. “O Tocantins vem tendo um crescimento na área plantada com baixo impacto ambiental, como na utilização de pastagem que estão em baixa capacidade de produção, além de áreas que ainda podem ser abertas dentro da legalidade ambiental para promover o crescimento do agronegócio”, conclui.