O tramo sul da Ferrovia Norte-Sul, que sai de Porto Nacional e vai até o porto de Santos (SP) deve entrar em operação a partir de maio deste ano, o que será possível com a finalização das obras que ligam Ouro Verde a Rio Verde, prevista para abril. A informação é do vice-presidente de Expansão e Regulação da Rumo, Guilherme Penin, que esteve reunido com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) na tarde desta terça-feira, 17, na sala de reuniões do Palácio Araguaia. A reunião técnica viabilizada por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sics) teve como objetivo apresentar ganhos ao Estado a fim de viabilizar a operacionalização do trecho tocantinense, ainda inoperante.
MODAL FERROVIÁRIO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA ESCOAMENTO
O governador Wanderlei Barbosa destacou que a apresentação da Rumo, empresa responsável por operação do tramo sul, chega em ótimo momento, uma vez que o Poder Executivo vem investindo no processo de industrialização do Estado, com o fortalecimento dos pequenos, médios e grandes municípios. “Cito como exemplo Campos Lindos, que é um pequeno município, mas que produz muito. Nosso Estado está crescendo bastante e ter no nosso território esse modal ferroviário, que é de suma importância para o escoamento da produção, auxilia no processo”, ressaltou o governador.
A TODO VAPOR
O vice-presidente de Expansão e Regulação da Rumo, Guilherme Penin, apresentou o plano de investimentos e atuação do grupo para o Tocantins, além de alinhar administrativamente projetos de comum interesse, com objetivo de possibilitar a redução de custos logísticos e possibilitar a integração de sistemas de transporte em todo o País. “Nós estamos concluindo as obras da Ferrovia Norte-Sul a todo vapor. Em abril concluímos as obras entre Ouro Verde e Rio Verde, em Goiás, o que permitirá que o Tocantins esteja conectado à ferrovia, no sentido sul. Isso abre, para o Tocantins, uma nova perspectiva para o produtor, de contar com o modal ferroviário um acesso ao Porto de Santos, o maior porto do Brasil”, ressaltou.
NOVAS PORTAS
O secretário de Indústria e Comércio do Tocantins, Carlos Humberto Lima, compartilha desse entendimento e afirmou que obter acesso aos portos de Santos, Vitória e Paranaguá, por meio do modal ferroviário, abre novas portas de escoamento de produção, expandindo, inclusive, a área de atuação. “O Tocantins tem sua economia lastreada, principalmente, pelo agronegócio. A entrada em operação do tramo sul permitirá a chegada de novas agroindústrias na região centro sul do Estado”, explicou.
MERCADO PECUÁRIO
O mercado pecuário tocantinense também será bastante beneficiado com a ativação deste trecho da Ferrovia Norte Sul. Para o secretário de Agricultura e Pecuária, Jaime Café, esse modal oportuniza o transporte dos produtos resfriados para portos mais ao sul do País, facilitando, inclusive, o processo de exportação. “Isso trará uma maior competitividade ao produto tocantinense, uma vez que o custo do modal ferroviário é menos que a metade do rodoviário”, contabilizou ao prever a liberação de rodovias, diminuindo o trânsito de carretas.