Crescente nos diversos setores da economia, o empreendedorismo feminino tem mostrado a sua força nos últimos anos. No Tocantins, a empresária Graziela Guardiola, que comanda a Precisa Assessoria de Comunicação e Clipping, se destacou, recentemente, em nível nacional, ao conquistar o Troféu Mulher Imprensa. Mesmo com os desafios de ser empreendedora no Estado, ela ainda se mantém otimista diante no nicho de mercado em que resolveu investir.
De acordo com Graziela, a Precisa tem crescido, em média, 20% ao ano, vem conquistando importantes clientes e ampliando o leque de serviços. “Apenas motivos para comemorar”, declarou.
Com 31% dos votos, a jornalista foi a vencedora da 13ª edição do Troféu Mulher Imprensa, promovida pela Revista e Portal Imprensa, como destaque de 2017. Iniciada em fevereiro deste ano, a votação selecionou jornalistas de todo o País, contemplando 17 categorias. Entre elas, Telejornalismo, Radiojornalismo, Assessoria de Comunicação, Jornalismo Online, Jornalismo Impresso, entre outras.
Ainda surpreendida com o reconhecimento, a empresária disse estar no caminho certo. “Valeu a pena cada esforço. Só que nada de descansar, somente melhorar a cada dia”, reforçou.
O mercado promissor de comunicação empresarial fez com que Graziela, juntamente com uma amiga, investisse no ramo. “Acredito que 99% dos problemas do mundo são causados pela ausência de uma comunicação eficaz. Na Precisa Assessoria e Clipping trabalhamos pela melhoria e solução desses gargalos da comunicação. Sou apaixonada pelo que faço”, afirmou.
Ela contou que, à época em que abriu a Precisa, enfrentou desafios como ter que sensibilizar o empresariado a entender que a empresa não era uma agência de publicidade, além de mostrar quais as vantagens em investir nos serviços de assessoria de comunicação empresarial.
“Um dos poucos [empresários] que acreditou em nós foi o Fabiano do Vale. Com o trabalho que fizemos nas empresas dele conseguimos mostrar aos demais empresários o quanto era vantajoso”, contou.
É nítido o crescimento e o protagonismo feminino diante do cenário econômico mundial. Para Graziela, uma das vantagens do empreendedorismo feminino é o “jeitinho feminino de enxergar a vida e de resolver os problemas”. “Ainda existem muitos obstáculos a serem superados: enxergar a mulher como a profissional que é com respeito, salários e oportunidades iguais. Acredito que aos poucos, nós, mulheres, estamos conquistando isso”, ressaltou.
Para manter a qualidade nos serviços prestados e atualizar das tendências do mercado, a jornalista aposta na capacitação da equipe. “Temos parceria com a Tudy Vieira para orientação para resultados e todo sábado pela manhã temos capacitação interna. Além disso, custeamos boa parte dos cursos que nossos colaboradores nos apresentam e têm interesse em fazer. Não acredito em empresas que não desenvolvem colaboradores”, finalizou.