A pandemia alavancou as vendas online no país em 100%, segundo o índice de consumo MCC-ENET – criado pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). A pesquisa conta com a parceria do Movimento Compre & Confie e aponta que o setor praticamente dobrou em junho deste ano. Em relação ao mesmo período de 2019, a alta foi de mais de 110%.
O levantamento do MCC-ENET também mostra os índices de vendas online e variações por região. De acordo com a métrica, o nordeste teve uma alta de 108%. A Região norte teve uma variação de 74%, em agosto. No mesmo mês de 2019, o número era de 11,58%. Em relação à participação do E-commerce no comércio varejista, maio foi o mês de maior alta: 12,6%. Maior indicativo do setor desde 2018.
Equipamentos e materiais de informática e escritório é a categoria mais vendida, com 40%, em vendas no E-Commerce brasileiro, em junho. Móveis e eletrodomésticos ocupam a segunda posição, com 23%; seguido por vestuário e calçado, 13%, e outros artigos de uso pessoal, com 9,5%.
Para o especialista em estratégias de negócios, Daniel Pereira, a alta deste segmento no Brasil representa um alívio para as empresas, que tiveram que se readaptar para vender mais durante a crise. “Está mais do que comprovado que criar novas estratégias nesse período tem sido essencial para que o consumidor tenha mais segurança para comprar pela internet, fazendo com que o empresário se movimente e saia da zona de conforto”, concluiu.
Pequenas empresas
O especialista ainda dá dicas para que as pequenas empresas também aproveitem o momento e impulsionem suas vendas. “Primeiro, conheça a base de clientes que você já tem; não tenha medo de errar, caso isso aconteça, o segredo é errar rápido e barato. Nós temos um método, em que trabalhamos o empresário de cima para baixo, diagnosticando gargalos, passando por ajustes financeiros, cultura empresarial até chegar à criação de um negócio fora da curva. E neste momento é esse negócio que vai funcionar”, pontuou Daniel Pereira. (Da assessoria de imprensa)