O agronegócio é um dos setores mais importantes e resilientes da economia brasileira. No Tocantins o cenário é de crescimento e potencial para novos saltos. Entre as safras de 2011/12 e 2019/2020 a produção de grãos mais do que dobrou, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Essa evolução é suportada pela melhoria no sistema logístico nos últimos anos.
Com quase 300 colaboradores no Tocantins, a VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, celebra, nesta sexta-feira, 18, a primeira década de atividades transformando a logística do país. O estado é um exemplo da evolução. Além de ser responsável pela operação do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, entre Porto Nacional (TO) e Açailândia (MA), desde 2016, a VLI conta com dois terminais multimodais, em Porto Nacional e em Palmeirante. As unidades estão conectadas à malha ferroviária e já movimentaram mais de 20 milhões de toneladas de grãos (soja, milho e farelo) no estado. Os ativos são resultado de um investimento de mais de 260 milhões.
Mais de 800 caminhões por dia, no pico da safra, abastecem os terminais. As cargas são oriundas do leste e nordeste do Mato Grosso, Sul do Pará e da nova fronteira agrícola, o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Pela ferrovia, a produção segue com destino ao litoral maranhense, no Porto do Itaqui.
Nos trilhos o avanço impressiona. O trecho contava com 12 locomotivas em 2011 e, atualmente, dispõe de mais de 80. Na frota de vagões o salto é de 650% com mais de 2.900 ativos circulando entre Tocantins e Maranhão para auxiliar no escoamento da safra. Na ferrovia, a empresa já movimentou, desde 2011, mais de 50 milhões de toneladas de cargas. Do primeiro ano até 2019, o crescimento do volume é superior a 250%.
“Nossa proposta de gerar valor para os nossos clientes, a integração de modais, é um caminho essencial para o Brasil ganhar competitividade. A infraestrutura logística tornou-se um tema de interesse nacional e prevemos contribuir cada vez mais conectando produtos e mercados. Em dez anos, já transformamos a logística do Brasil e esperamos fazer mais nos próximos anos. Estamos empenhados em novas parcerias e em inovar para seguir aprimorando o setor e auxiliando a economia nacional”, aponta Ernesto Pousada, presidente da VLI.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. (Da assessoria de imprensa)