O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Adolfo Amaro Mendes, reafirmou a importância da participação de cada cidadão palmense no 2º turno das eleições municipais do, que acontece neste domingo, 27. O magistrado ainda ressaltou o momento histórico que a capital vive em uma breve nota.
DAS 8 ÀS 17 HORAS
Neste domingo, 33.996.477 eleitores de 51 municípios vão às urnas para escolher os prefeitos e vereadores que os representarão pelos próximos quatro anos. Em todo o país, com exceção do Distrito Federal, a votação terá início às 8 horas (horário de Brasília) e se estenderá ao longo do dia, até 17 horas.
QUEM NÃO VOTOU NO 1º TURNO
Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo, inclusive quem não justificou a ausência. Isso porque a Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição independente. Da mesma forma, quem não votar em nenhum dos dois turnos terá de justificar duas vezes.
VOTO É OBRIGATÓRIO
A legislação brasileira determina que o voto é obrigatório para quem tem idade entre 18 e 70 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para todos com mais de 70 anos. Mas é necessário estar com o título eleitoral em situação regular e mesmo que o nome do eleitor não apareça no caderno de votação da zona eleitoral, ele poderá exercer a cidadania se seus dados eleitorais constarem no cadastro da urna eletrônica de sua zona eleitoral.
Leia a íntegra:
“Cidadãs e Cidadãos palmenses,
No dia 27 de outubro de 2024, Palmas vivenciará um momento histórico: pela primeira vez, teremos um segundo turno nas eleições municipais, com mais de 209 mil eleitores.
A participação de cada cidadão é essencial para definir o futuro da cidade.
Compareçam às urnas com responsabilidade, fortalecendo a democracia.
Desejo um excelente pleito a todas e todos!
Desembargador Adolfo Amaro Mendes
Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do Tocantins
- Com informações da Agência Brasil