O governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) foi à Assembleia pessoalmente fazer a leitura de sua mensagem na abertura do ano legislativo. Com ele, a maioria dos secretários de Estado. Em seu discurso, Wanderlei confirmou a criação da Fundação de Esportes, hoje uma pasta ligada à Educação e Cultura, e anunciou a Secretaria Estadual do Turismo, que atualmente compõe a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).
Valorização dos servidores
Wanderlei garantiu que vai valorizar o servidor, lembrou que o governo pagou no final do ano mais de R$ 300 milhões para os profissionais de educação e afirmou que outros segmentos civis e militares do funcionalismo terão a mesma atenção.
Sem politizar a vacina
O governador pediu cada vez mais atenção à situação da covid-19, cujos números de caso vão aumentando no Estado. “Eu não quero e não posso politizar a vacinação. Vacinar é preservar vida, é fazer com que as pessoas sejam preservadas”, afirmou Wanderlei.
Máscara, álcool em gel e distanciamento
Ele pediu para que todos usem máscara, álcool em gel e mantenham o distanciamento, principalmente no retorno das aulas, que movimenta 160 mil estudantes. O governador ressaltou que não pode ser esquecido que a estrutura hospitalar não será suficiente se um número muito grande de pessoas forem contaminadas pela covid-19.
Sem adversários
Ao falar sobre a relação com o legislativo, Wanderlei disse não ter adversários. “Nem aqui [Assembleia], nem no Congresso. Podemos até ter palanques separados lá na frente. Mas o nosso objetivo é transformar o Estado do Tocantins num Estado melhor, a dar melhor qualidade de vida à população”, pontuou.
A pé
Antes da sessão, Wanderlei caminhou a pé do Palácio à Assembleia, ao lado de secretários, e foi recebido pelo presidente Antônio Andrade (PSL) e deputados na porta do Legislativo. Depois o governador ficou por um tempo na sala VIP com o parlamentares, e foi bastante elogiado por eles.
Assista a íntegra da mensagem do governador Wanderlei Barbosa: