O ano legislativo de 2023 da Câmara de Araguaína foi aberto nessa segunda-feira, 6, com a apresentação do projeto da nova sede do Poder. A cerimônia contou com a participação dos vereadores, autoridades políticas e a população em geral. O presidente Marcos Duarte (SD) contou que desde que foi eleito para o cargo começou a fazer a planejar a construção do novo prédio. “A Prefeitura de Araguaína já tinha doado a área para viabilizar essa obra. Parte do recurso já está garantido, inclusive, com a venda por meio de leilão do atual prédio. Outra parte do recurso será via emendas parlamentares dos próprios vereadores e também dos deputados e senadores”, disse o vereador.
5 PAVIMENTOS E 20 GABINETES
O projeto é assinado pelos arquitetos Mikael Alan e Aline Emídio. O novo prédio, que ficará na Avenida Marginal Neblina, próximo da Avenida Filadélfia, tem cerca de 4 mil m², cinco pavimentos e 20 gabinetes amplos para os vereadores. Segundo Duarte, a nova Câmara será a mais moderna do Tocantins e referência para as regiões do sul do Maranhão e sudeste do Pará.
PLENÁRIO PARA 190 PESSOAS
O plenário será moderno e amplo, com capacidade para 190 pessoas. O projeto ainda conta com sala de reuniões e sala das comissões, 138 vagas de estacionamento, das quais 47 para carros e 91 para motos. A nova Câmara ainda contará com um foyer amplo (espaço de convivência), onde poderá receber atividades culturais e exposições.
SONHO ESTÁ SE CONCRETIZANDO
A expectativa é de que que o novo prédio fique pronto até 2024. “O sonho do novo prédio está se concretizando. São novos tempos para a Câmara de Araguaína. A nossa cidade está crescendo e a Câmara precisa evoluir junto”, defendeu o presidente do Legislativo.
ACESSIBILIDADE
Todos os pavimentos terão acessibilidade e banheiros masculinos e femininos, além de elevadores. Todos os departamentos administrativos contarão espaços amplos e modernos, garantindo uma maior produtividade dos trabalhos e conforto ao atendimento à população.