Alvo da 8ª fase da Operação Overclean, Éder Martins Fernandes foi preso nesta sexta-feira, 31, junto de Danilo Pinto da Silva. Ambas as prisões foram por suspeita de obstrução às investigações. O ex-secretário-executivo da Educação teria monitorado a sede da superintendência da Polícia Federal (PF) no Tocantins para detectar possíveis diligências e tentar se antecipar ao cumprimento de mandados. A informação é do G1.
ENTENDA
A Operação Overclean investiga uma organização criminosa suspeita de irregularidades com o uso de emendas parlamentares ao orçamento. Conforme a Folha, em etapas anteriores, as apurações apontaram a suspeita de atuação de um grupo criminoso que teria atingido o Departamento Nacional de Obras Contras Secas, ligado ao Ministério da Integração Nacional, especialmente na Bahia. O grupo, segundo a PF, teria direcionado recursos de emendas parlamentares e convênios para empresas ligadas a administrações municipais, com superfaturamento de obras e desvios financeiros. Ele teria movimentado cerca de 1,4 bilhão de reais em contratos fraudulentos e obras superfaturadas.
MANDADOS DO SUPREMO
As medidas de busca e apreensão e sequestro de bens desta 8ª fase da Operação Overclean foram expedidas pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, o mesmo que relata agravo do governador afastado Wanderlei Barbosa (Republicanos) na 2ª Turma do STF. O republicano busca retornar ao comando do Palácio Araguaia após o Superior Tribunal de Justiça determinar seu afastamento no âmbito da Operação Fames-19.
LEIA MAIS:











