As primeiras impressões que o governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) foram positivas sobre os deputados estaduais. Um exemplo disso é de um parlamentar que havia se distanciado do governador afastado Mauro Carlesse (PSL), o araguainense Elenil da Penha (MDB). Para ele, Wanderlei “conseguirá construir e pacificar este momento de instabilidade” do Estado. “Ele é do Tocantins, reconhece o momento grave que estamos vivendo, conhece de perto as cidades tocantinenses, sabe os desafios que o Estado tem que enfrentar, politicamente sabe como lidar como as situações, porque tem vivência”, avaliou o deputado.
Soma dos predicados
Afastado de Carlesse desde que votou contra a concessão de parques para a iniciativa privada e teve indicações suas exoneradas do Estado, Elenil afirmou que é a soma “de preparo administrativo, preparo político e sobretudo pela disposição que tem de caminhar, visitar, de conhecer os problemas e buscar resolver” que fará com que Wanderlei possa dar importante contribuição neste momento do Tocantins.
Conhece a realidade do Estado
Outro araguainense, Jorge Frederico (MDB) seguiu a mesma linha de Elenil. “O governador Wanderlei conhece a realidade do Estado, é um tocantinense que tem um grande currículo, como vereador, presidente de Câmara, deputado, de família tradicional e pioneira no Tocantins”, pontuou Frederico. “Tenho convicção de que ele está preparado para atravessar com serenidade e responsabilidade esse momento.”