Candidato na eleição suplementar do dia 3 de junho, o governador interino Mauro Carlesse (PHS) informou nesta manhã que não poderá participar do debate entre os postulantes ao Palácio Araguaia a ser realizado a partir das 12 horas desta terça-feira, 22, pela TV Record. A presença do gestor humanista foi cancelada devido à agenda com o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, que chega ao Tocantins para uma visita de dois dias.
Na pauta da visita, o fortalecimento da parceria entre o Estado e o Japão, a aquisição de equipamentos para o Hospital Geral de Palmas (HGP), a construção de um salão multiuso para a Associação Nipo-Brasileira em Palmas, e ainda, a visita à fazenda de investidores japoneses no Tocantins e indústria na Capital. “Entre os interesses do Estado e a campanha política, preciso cumprir minha obrigação de defender o Tocantins”, argumentou Carlesse.
Carlesse destacou que tem respeito pelos profissionais que trabalham na TV Record e reconheceu todo o empenho da emissora na realização do debate. O governador interino destacou que só não irá em virtude desta visita do embaixador. “Esta é uma oportunidade de reforçar a parceria do Tocantins com os japoneses que tanto já contribuíram para o desenvolvimento do Estado”, afirmou.
Mauro Carlesse relembrou a relevância dos investimentos japoneses desde a criação do Estado, no desenvolvimento do Tocantins, e citou a implantação do Programa de Cooperação. Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer), em Pedro Afonso, e também no financiamento de máquinas que possibilitaram ao governo abrir estradas e fazer rodovias na época da gestão Siqueira Campos (DEM), dentre outros projetos da Agência de Cooperação Internacional do Japão e do Banco Mundial como o Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).
Mauro Carlesse é o segundo candidato a cancelar a participação no debate da TV Record. Carlos Amastha (PSB) também informou que não vai participar por mudanças na agenda. O pessebista cumpre compromissos durante toda esta terça-feira, 22, em Araguaína.