A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) instalou nesta quarta-feira, 19, mais três comissões temáticas: a de Desenvolvimento Rural, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia (CDR); a de Direitos da Mulher (CDM) e a de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH). Os mandatos destes novos colegiados irão se encerram no dia 31 de janeiro, junto com a atual legislatura.
CDR IRÁ DEBATER ACORDO DE DIVISA TERRITORIAL COM BAHIA
A criação da Comissão de Desenvolvimento Rural atendeu a um pedido do deputado estadual Fabion Gomes (PL). O novo colegiado foi proposto para ser o ponto de partida do debate sobre o acordo definidor de divisa territorial celebrado entre o Tocantins e a Bahia, com a intervenção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O pacto entre as unidades foi assinado em 1º de junho e precisa do crivo da Aleto e da Casa de Leis baiana. O próprio deputado presidirá os trabalhos, tendo José Roberto (PT) como vice-presidente.
OUTRAS COMISSÕES
Já a deputada Vanda Monteiro (UB) comandará tanto a Comissão dos Direitos da Mulher quanto a de Cidadania e Direitos Humanos. No primeiro colegiado, a parlamentar terá Amália Santana (PT) como vice-presidente, enquanto no segundo será Cleiton Cardoso (Republicanos).
REUNIÕES
Todas as comissões terão reuniões ordinárias nas manhãs das quintas-feiras, sendo 8 horas para a de Desenvolvimento Rural, 9 horas para a de Direitos da Mulher e 10 horas para a de Direitos Humanos.