A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) sedia até quarta-feira, 17, a programação da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM). A abertura aconteceu na noite desta quinta-feira, 18. “Damos as boas-vindas a todos os integrantes que compõem este grupo ao nosso Estado e também à Casa do Povo. Podemos ter pronúncias diferentes, mas o objetivo é um só: colher frutos que possam cada vez mais fortalecer a nossa gente e honrar a posição que nós temos graças a comunidade que nos elegeu”, destacou o presidente da Aleto, Amélio Cayres (Republicanos).
INTERESSE COMUM
Amélio Cayres deu ênfase à troca de experiências e discussões que levam a mudanças sociais significativas nos países da América Latina e Mercosul. “Abrimos as portas para receber a assembleia geral ordinária da UPM com estes quatro países vizinhos [Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai] e irmãos para discutir assuntos de interesse em comum de cada povo integrante. Nós entendemos que é importante esta troca de experiências e de ideias, além de fazer este intercâmbio, pois o intuito é contribuir e melhorar a vida dos cidadãos destes países e integrá-los”, complementou.
AGENDA
Está na programação da UPM a realização de assembleia geral ordinária com eleição da nova diretoria. O grupo também realiza palestras sobre Tributação no Mercosul, Câmbios Climáticos e Criação de Geoparque no Mercosul, e faz visita institucional à Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).
PARTICIPAÇÃO
A solenidade de abertura também contou com a presença do atual presidente da UPM, senador pela Argentina, Alejandro Cellillo, vice-presidente da UPM pelo Brasil e deputado estadual tocantinense, Valdemar Júnior, diretores e representantes da União pelo Chile, Uruguai e Argentina, vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira (PDT), bem como demais deputados estaduais e autoridades municipais.