À frente da comissão provisória do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Tocantins desde o dia 3 de junho, o deputado federal Alexandre Guimarães formalizou a chegada à sigla em evento na noite desta segunda-feira, 8, em Palmas. O novo emedebista lotou o auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e colocou no palanque importantes lideranças nacionais: o presidente nacional do partido, Baleia Rossi; o ministro das Cidades, Jáder Filho; o governador do Pará, Helder Barbalho; o líder da sigla na Câmara, deputado Isnaldo Bulhões (AL), entre outros. Em discurso, o foco do congressista foi abordar uma reoxigenação, mas com respeito à história da agremiação no Estado.
HOMENAGENS E MENSAGEM DE UM MDB QUE NÃO DIVIDE
Esta reverência a história do partido foi destacada ainda no começo do evento. Os ex-governadores Marcelo Miranda, Moisés Avelino e a coronel Patrícia Amaral foram homenageados pelos serviços prestados ao partido e ao Tocantins. Avelino não esteve presente e foi representado pela sobrinha, Mônica Avelino. Também não compareceram Derval de Paiva (MDB) e a ex-deputada Dulce Miranda (MDB). Apesar disto, Alexandre Guimarães destacou os mais de 26 pré-candidatos a prefeito emedebistas, além do prestígio de mais 19 gestores municipais, de 30 vices e de uma série de vereadores. “70% dessa plateia aqui vai enfrentar as urnas deste ano. São as pessoas com quem vou caminhar no Tocantins inteiro, levando a mensagem de um MDB que não divide, lúcido de sensatez, de construção”, afirmou.
RESPEITO ABSOLUTO A BRITO, MARCELO, DULCE, DERVAL E BUTI
Apesar da resistência de alas mais tradicionais do partido diante da chegada por meio de acordo com a direção nacional, Alexandre Guimarães exaltou nominalmente quadros históricos da sigla, incluindo insatisfeitos como Derval de Paiva. “A representatividade que ela [a bandeira do MDB] traz é a palavra respeito. Com este ponto de equilíbrio que vamos caminhar em todo o Estado do Tocantins, levando uma mensagem de respeito absoluto a história que o MDB construiu até aqui. A história de Brito Miranda, de Marcelo Miranda, de Dulce, de Derval de Paiva, de Buti [Herbert Brito], de todos os companheiros que nós tivemos até aqui”, afirmou o novo presidente.
PROMESSA DE NÃO DECEPCIONAR MARCELO MIRANDA
Antecessor no comando da sigla e avalista do acordo com a direção nacional, Marcelo Miranda foi exaltado por Alexandre Guimarães, a quem prometeu publicamente “não decepcionar”. “Eu preciso de ti, dos teus conselhos, da tua sensatez, do teu bom coração, que entendi que tens depois deste contato que a gente está fazendo”, afirmou. O congressista ainda lamentou o fato de Dulce Miranda não ter sido reconduzida à Câmara Federal em 2022, mas aproveitou para garantir um trabalho para o retorno dos dois à vida pública em 2026. “Para poder construir essa história tua, da tua família, para somar ainda mais com o nosso dever. A gente vai construir essa história juntos”, emendou.
ALEXANDRE QUER MDB NA DISPUTA POR VAGA NO SENADO
O novo presidente fez questão de destacar que o planejamento é recolocar o Movimento Democrático Brasileiro entre os partidos protagonistas do Tocantins, com a eleição do maior número possível de prefeitos, vices e vereadores. Entretanto, Alexandre Guimarães chamou a atenção ao revelar planos da sigla para o pleito de 2026. O dirigente mira vaga no Congresso Nacional com o apoio do Palácio Araguaia. “Vamos trazer proposta de Senado, quiçá em um diálogo na base do governador Vanderlei Barbosa e Laurez Moreira. É chegada a hora de respeitar o MDB do tamanho que o MDB é. E é essa mensagem que me proponho a fazer, respeitando a história e construindo um novo rumo neste partido”, defendeu.
PRESTIGIADO
Além das lideranças emedebistas nacionais, o evento teve destaque por movimentar uma vasta gama de políticos. Entre nomes que prestigiaram toda a programação ou que marcaram presença, aparecem o vice-governador Laurez Moreira (PDT); os prefeitos de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB); de Paraíso do Tocantins, Celso Morais (MDB); de Porto Nacional, Ronivon Maciel (PSD), os pré-candidatos ao Paço de Palmas, deputada Janad Valcari (PL); de Porto Nacional, deputado federal Antônio Andrade (Republicanos); de Gurupi, Cristiano Pisoni (PSDB); de Formoso do Araguaia, Ronison Parente; os deputados federais Lázaro Botelho (Progressistas), Eli Borges (PL) e Ricardo Ayres (Republicanos), o presidente Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos) e os deputados estaduais Vilmar de Oliveira (SD), Valdemar Júnior (Republicanos), Nilton Franco (Republicanos), Eduardo Fortes (PSD), Janad Valcari (PL), Gutierres Torquato (PDT), Moisemar Marinho (PSB).