O bispo Guaracy Silveira está retirando sua candidatura a senador pelo Avante em função da conjuntura nacional. Silveira explicou que sua desistência se deve ao fato de seu partido no plano nacional ter retirado a candidatura à Presidência da República do deputado federal André Janones (MG) para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Sempre fui um homem de direita e centro-direita e não posso caminhar com o partido ao lado de Lula”, afirmou o senador, que ocupa neste momento a vaga da titular Kátia Abreu (PP).
Comandou a construção
Ele se desculpou com o candidato a governador do PSD, Irajá, que, segundo Silveira, “comandou” a construção desse seu projeto ao Senado pelo Avante. “Mas não posso aceitar esse novo posicionamento do Avante”, reforçou.
Dois partidos de direita
O senador chegou a se filiar em dois partidos de direita este ano, mas os trocou pelo Avante, legenda que compõe a coalizão de forças da candidatura de Irajá. Silveira se filiou ao PL em janeiro e em março foi para o PTB. Depois ingressou no Avante antes do fechamento da janela partidária. Ele avisou que agora vai se desfiliar do partido.
Sem relação com as disputas estaduais
Silveira garantiu que sua desistência da disputa de senador não tem qualquer relação com as eleições estaduais. A decisão se deve somente, ressaltou, à conjuntura nacional.
Dez candidatos
Com a desistência de Silveira, o Estado ainda fica com dez candidatos a senador.