O candidato ao Senado do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Amastha, defendeu a isenção de pedágio de trecho da BR-153 concedido à iniciativa privada para os moradores de Aliança do Tocantins, Alvorada, Figueirópolis, Gurupi e Talismã, isto após questionar a qualidade da rodovia. “Que absurdo, cobrar pedágio em uma estrada arrebentada dessas, onde transita toda a riqueza do Brasil, isso é uma vergonha. Essa é nossa representação parlamentar federal, como pode permitir um absurdo desse? Estão só tapando buraco e cobrando pedágio. Quando eu permitiria um negócio desses? Nunca”, disse.
NÃO É JUSTO
Carlos Amastha ressaltou ainda que, caso eleito, lutará pela duplicação do trecho que pertence ao Tocantins. “A duplicação está chegando até a entrada do Estado e nós aqui não temos nem previsão de quando acontecerá essa duplicação para o Tocantins. Mas a concessão já nasce para nós com o pedágio. Isso não é justo. Nós precisamos desse desenvolvimento, mas o morador local não pode ser punido, para se locomover tem que ter uma gratuidade garantida. É um direito e vamos lutar pelas duas coisas, antecipar essa duplicação e a gratuidade para os moradores locais. Esse pedágio não pode ser empecilho para o morador da região”, concluiu.
CONCESSÃO
Leiloada em abril de 2021 e com contrato assinado em outubro do mesmo ano, a concessão terá duração de 35 anos e somará em seus dois ciclos de investimentos R$ 15,2 bilhões, com a previsão de duplicação do total de 623 quilômetros de rodovias até 2046. A previsão para as obras chegarem ao Tocantins era de 20 anos, mas a pressão da bancada federal junto ao Ministério da Infraestrutura e Tribunal de Contas da União fez com que o governo federal se comprometesse a utilizar excedente financeiro gerado pela concessão para antecipar esses investimentos no Estado.