A Coluna do CT entrevistou na manhã desta segunda-feira, 26, o candidato a prefeito da coligação “A Retomada Pra Uma Palmas Melhor de Novo”, o vereador Tiago Amastha Andrino (PSB). O parlamentar apresentou propostas da campanha e não deixou de citar pontos polêmicos como o PreviPalmas, Avenida Tocantins, estacionamento rotativo e a presença do presidente do Partido Socialista Brasileio e ex-prefeito da Capital, Carlos Amastha, em uma futura gestão.
O prefeito sou eu
Andrino garantiu que Amastha não irá interferir nas definições de secretários e na administração, mas admite que quer o apoio do ex-gestor. “Eu quero apoio do Amastha para me ajudar a gerar emprego, é o que ele mais sabe fazer. Convidei ele, não sei se vai aceitar. A gente sabe que é uma figura polêmica, muito intenso, tem coisas que fez as pessoas gostaram, outras não. O fato é que foi um prefeito que acertou muito. Errou também, mas acertou mais que errou. Quero o apoio dele, mas o prefeito sou eu. Eu que vou tomar as decisões junto com a coprefeita Nilmar[Ruiz, PL]”, disse o candidato, que em outro momento admitiu que a adoção do nome dele na campanha “é uma provocação”.
Cinthia não pode se esquivar da responsabilidade
O candidato do PSB também rebateu a fala Cinthia Ribeiro de que teria recebido o Paço do antecessor em abril de 2018 com 40% do orçamento executado. “Eu vejo como incompetência. A pessoa não pode se esquivar da responsabilidade desta forma. Amastha, em janeiro, se licenciou para assumir a Frente Nacional de Prefeitos. Ele entregou a prefeitura para ela antes da renúncia. […] A prefeita tem que ver que o ano inteiro – com exceção, talvez, de um mês- ela que governou. Talvez ela não sabe o que os secretários faziam”, cutucou.
Outros temas
Na entrevista, Tiago ainda acolheu a sugestão do Sindicato dos Servidores de nomear servidores efetivos para o Instituto de Previdência Social (PreviPalmas) e promover concurso para o órgão, admitiu “erro” na condução da gestão Amastha nas obras da Avenida Tocantins, prometendo investir na apenas com a anuência dos empresários e defendeu a construção de um hospital municipal de cirurgias eletivas.
Confira abaixo a íntegra da entrevista com Tiago Amastha Andrino:
Começa aos 9 minutos e 21 segundos
Já entrevistados
Já foram entrevistados Alan Barbieiro (Podemos), Gil Barison (Republicanos), a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), Joaquim Rocha (PMB), Marcelo Lelis (PV), Max Dornellys (PTC), Júnior Geo (Pros) e Tiago Amastha Andrino. A rádio Rede Conexão 98,1 FM também está transmitindo as entrevistas.
Confira o calendário das entrevistas com os candidatos de Palmas:
VANDA MONTEIRO – terça-feira, 27.10, às 10h / ELI BORGES, às 16h
VILELA DO PT – quarta-feira, 28.10 / JOÃO BAZZOLI, às 19h
No interior
As entrevistas com os candidatos de Araguaína e Gurupi começarão na quinta-feira, 29, e seguirão até dia 4 de novembro. Serão duas por dia, às 10 e às 16 horas, sempre ao vivo.
Participação dos internautas
Os internautas, além poderem acompanhar ao vivo as entrevistas, terão cinco perguntas selecionadas na hora pela equipe da Coluna do CT, que serão dirigidas ao candidato pelo jornalista Cleber Toledo.
COMUNICADO
Canceladas as entrevistas de Paraíso e Porto Nacional
Em função de problemas de agenda e de saúde na família, não teremos condições de fazer as entrevistas de Porto Nacional e Paraíso. As de Araguaína e Gurupi estão mantidas.
Lamentamos muito, mas a medida se faz necessária porque terei que viajar ao Paraná.
Agradecemos a compreensão de todos.
Cleber Toledo
Editor da Coluna do CT