Na última sexta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade (PSL), participou de um encontro com o governador do Estado de Rondônia, Cel Marcos Rocha (sem partido) e sua comitiva formada por parlamentares, secretários, entre outras autoridades.
A visita tem como principal objetivo conhecer o modelo de gestão do Sistema Prisional do Tocantins, que tem se destacado a nível nacional. O Estado ocupava o 23° lugar no ranking nacional de apenados que trabalhavam e estudavam, hoje ocupa 5° em relação ao número de apenados que trabalham e 6° lugar dos que estudam.
Segundo o governador Cel. Marcos Rocha, além do trabalho desenvolvido na área da segurança pública, existem outros projetos que chamaram atenção, como a Unitins, Rondônia não tem uma universidade estadual.
“A cogestão do Sistema Prisional é um sonho que tenho e estamos aqui para aprender”, destacou Cel Marcos Rocha.
O encontro aconteceu no Palácio Araguaia tendo o governador Mauro Carlesse como anfitrião. Ele lembrou o esforço conjunto dos poderes para enquadrar o Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal e a importância da educação para os apenados.
Para Antonio Andrade os resultados alcançados são frutos de uma equipe dedicada e em sintonia.
“Não podemos esquecer as pessoas privadas de liberdade, o trabalho de ressocialização que vem sendo feito aqui e vem sendo destaque nacional devolve dignidade a essas pessoas e dá esperança e oportunidades aos nossos apenados”, pontuou Andrade.
Após o encontro a comitiva de autoridades foram conhecer de perto o trabalho realizado na Unidade Penal de Palmas. (Da Ascom deputado Antonio Andrade – Presidente da Aleto)