O vereador Júnior Geo (Pros) divulgou nesta sexta-feira, 23, uma nota de apoio ao presidente da seccional tocantinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Walter Ohofugi. A manifestação acontece após o representante da classe advocatícia ter sido atacado nas redes sociais pelo prefeito Carlos Amastha (PSB). O pessebista reagiu à ação direta de inconstitucionalidade apresentada assinada por 17 entidades para derrubar o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
“A ação da OAB foi em defesa do interesse da população que se mostra insatisfeita com o excesso dos tributos cobrados no município. Além disso, o respeito com as entidades representativas é essencial, não deve haver espaço para ataques de cunho pessoal em um meio que todos deveriam ter o mesmo objetivo: representar a sociedade buscando o bem comum”, afirmou o oposicionista.
LEIA MAIS
— BOM DIA – Somos todos Ohofugi
— Fieto diz que não assina ação do IPTU; Amastha ataca Ohofugi no Twitter
Júnior Geo defendeu ainda a adoção de “outros meios” para atingir o interesse coletivo quando “as portas não estão abertas para o diálogo”. “A sociedade foi ofendida e agora, quem busca defendê-la também sofre ataques desenfreados. Ofensa pessoal não resolve os anseios da população e muito menos os impasses de discordância”, acrescentou.
O vereador ainda aproveitou para lembrar de outras propostas apresentadas pela Prefeitura de Palmas que onerou o bolso do contribuinte, como o aumento da Taxa de Coleta de Lixo e do Custeio de Serviço de Iluminação Pública, destacando que foi contrário aos projetos.
Entenda
Em dois posts no Twitter no final da tarde de quinta-feira, 21, Amastha chamou Ohofugi de “mentiroso” e “oportunista”. O prefeito acusou o presidente da Ordem dos Advogados de usar a entidade para defender clientes. “Oportunista. Defenda o povo. Não use a OAB para defender seus clientes”, atacou. A manifestação aconteceu após a Federação das Indústrias afirmar que não assinou a ADI contra o IPTU.
Já na noite dessa quinta, Ohofugi disse também no Twitter que não responderá em redes sociais “o ataque pessoal e à instituição”. “Existem as vias adequadas! Serenidade e equilíbrio sempre”, afirmou o presidente da OAB no post. Leia a seguir a postagem:
Retornando do velório do querido Adão Klepa e em respeito ao exemplo de advogado que foi, deixo registrado que não responderei em redes sociais o ataque pessoal e a instituição, pois existem as vias adequadas! Serenidade e equilíbrio sempre!! https://t.co/E5MsiAd1TE
— walter ohofugi (@ohofugi) February 23, 2018
Confira abaixo a nota do vereador Júnior Geo:
“Nota de apoio
Eu, vereador professor Júnior Geo, me solidarizo à Ordem dos Advogados Brasil no Tocantins (OAB-TO), representada pelo presidente Walter Ohofugi, pelas agressões feitas pelo gestor municipal nas redes sociais após buscar soluções na justiça contra o aumento abusivo do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em Palmas.
Destaco que a ação da OAB-TO foi em defesa do interesse da população que se mostra insatisfeita com o excesso dos tributos cobrados no município. Além disso, o respeito com as entidades representativas é essencial, não deve haver espaço para ataques de cunho pessoal em um meio que todos deveriam ter o mesmo objetivo: representar a sociedade buscando o bem comum.
Quando as portas não estão abertas para o diálogo ou se identifica algo fora do bem estar e interesse coletivo, é necessário buscar outros meios. A sociedade foi ofendida e agora, quem busca defendê-la também sofre ataques desenfreados. Ofensa pessoal não resolve os anseios da população e muito menos os impasses de discordância.
Parabenizo o presidente da OAB pela postura diante das ofensas e lembro que estou à disposição para lutar junto pela causa. Votei contra o aumento do IPTU, da Taxa de Coleta de Lixo (72%) e do Custeio de Serviço de Iluminação Pública (42%) em 2017 na Câmara Municipal de Palmas e não medirei esforços para continuar lutando contra aumentos abusivos”.