Exonerado do comando da Secretaria da Fazenda (Sefaz) após o afastamento de Mauro Carlesse (PSL) do Palácio Araguaia por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sandro Henrique Armando enviou material à imprensa nesta sexta-feira, 10, para sair em defesa da administração do social liberal. “Se não fosse a coragem, a liderança, visão estratégica e capacidade de gestão do governador, o Estado Tocantins não teria esses números positivos nas contas públicas, na retomada dos investimentos, na geração de empregos e no pagamento dos servidores”, argumentou. A fala acontece um dia depois do gestor interino, Wanderlei Barbosa (sem partido), anunciar a implementação de progressões e datas-bases ao funcionalismo.
50 dias afastado
Mauro Carlesse cumpriu nesta sexta-feira 50 dos 180 dias de afastamento determinados pelo STJ. O social liberal aguarda a análise do pedido de reconsideração apresentado ao ministro Mauro Campbell. O Ministério Público Federal (MPF) já apresentou parecer contrário. Paralelo a isto, o político começa a enfrentar um processo de impeachment na Assembleia Legislativa. Nesta quinta-feira, 9, a comissão especial foi instalada.
Trabalho de Mauro Carlesse deu resultado
Ao defender o governador afastado, Sandro Henrique Armando fez questão de listar uma série de ações executadas, como o enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o início de obras como a Ponte de Porto Nacional e o Hospital Geral de Araguaína, recuperação de rodovias, entre outros. “Para tudo isso tem que ter crédito, credibilidade e dinheiro no caixa. Por isso, todas essas medidas foram adotadas. Primeiro enquadramos o Estado na LRF, reduzimos despesas, melhoramos a arrecadação. E olha que ainda enfrentamos uma pandemia criando mais de 500 leitos. E agora, chegou o momento de ver que isso deu resultado”, analisou.
Investimento em educação e recuperação de financiamentos
O ex-secretário também citou com destaque a ampliação da Universidade do Tocantins (Unitins), com novo campus em Paraíso e implantação do curso de Medicina em Augustinópolis; além da retomada das obras de todas as Escolas de Tempo Integral (ETIs), que estavam paradas há quase 10 anos. Sandro Henrique Armando ainda relembrou que foi necessário um trabalho árduo dos técnicos do Estado para recuperar financiamentos praticamente perdidos, como do Banco Mundial.
Resultados não aparecem do dia para noite
Sandro Armando frisou que resultados em gestão pública não aparecem do dia pra noite. “Não existem soluções fáceis e nem mágicas. Para ter resultado tem que ter atitude, planejamento e organização. O Tocantins hoje está no azul com as contas públicas porque o governador Carlesse implementou tudo isso. A população é testemunha desses avanços, da retomada do pagamento em dia dos servidores, e agora nos últimos meses pagamos até adiantado. […] O Tocantins avançou muito nesses três anos”, relatou.
Secretários, servidores e deputados também foram fundamentais
O ex-secretário finalizou exaltando o social liberal, mas também reconhecendo a atual de outros atores. “E isso é só uma parte do que foi construído em conjunto nesse período. O governador Carlesse coordenou os trabalhos, mas foi fundamental a dedicação dos secretários, dos servidores públicos que foram incansáveis e muito empenhados, dos deputados estaduais, que aprovaram matérias importantes para dar suporte a todo esse trabalho. Então, esse momento positivo nas contas públicas que o Tocantins está vivendo é fruto dessa união,” encerrou.