Em decorrência de imprevistos, o corpo do ex-secretário estadual da Infraestrutura José Edmar de Brito Miranda só chegará ao Salão Paroquial da Igreja São José, na 604 Sul (Arse 61), em Palmas, a partir das 19 horas deste domingo, 26. Está prevista uma missa de corpo presente às 8 horas desta segunda-feira, 27, também na Igreja São José. Em seguida, por volta das 10 horas, sairá o cortejo para o cemitério Jardim das Acácias.
Dr. Brito Miranda faleceu na tarde deste sábado, 25, em São Paulo, aos 87 anos. O governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) decretou luto oficial de três dias no Estado. Dr. Brito, como era chamado, foi uma das mais importantes e influentes personalidades políticas do Tocantins. Ex-deputado estadual por Goiás, ele era pai do ex-governador Marcelo Miranda e teve atuação estratégica e determinante sobretudo nas duas primeiras gestões do filho (2003-2006/2007-2009). “Estamos sem chão e consternados com essa perda irreparável para todos nós da família”, afirmou a deputada federal Dulce Miranda (MDB), nora do Dr. Brito e esposa de Marcelo.
Conforme a Coluna do CT apurou com amigos, Dr. Brito foi internado há cerca de 20 dias em Palmas com um descompasso na pressão arterial e depois apresentou uma insuficiência cardíaca. Ainda na Capital contraiu uma bactéria hospitalar e foi transferido às pressas para São Paulo semana passada. Nessa sexta-feira, 24, seu quadro chegou a melhorar, mas não resistiu a paradas cardíacas neste sábado.
Medebista histórico, ele teve papel importante na criação do Tocantins, como deputado estadual. Foi candidato a vice-governador de José dos Santos Freire em 1988, na primeira eleição do Tocantins.
Em 1994 surpreendeu ao se aliar ao ex-adversário Siqueira Campos, do qual logo se tornou homem-forte como secretário estadual da Infraestrutura, gerando muito ciúmes na base da União do Tocantins (UT), o poderoso conglomerado de partidos que dava sustentação ao ex-governador.
Em 2005, Dr. Brito e o filho, o então governador Marcelo Miranda, deixaram a UT, seguidos da então deputada federal Kátia Abreu, deputados estaduais e dezenas prefeitos. Iniciou-se então a maior e mais agressiva disputa eleitoral da curta história do Tocantins, vencida por Dr. Brito e Marcelo.
Na última gestão do filho (20015-2018), Dr. Brito não ocupou cargo no governo e teve uma atuação discreta, mas ainda assim importante nos bastidores.
“É uma perda grande não só para os familiares, amigos e a classe política, mas para todos os tocantinenses. Brito Miranda foi uma personalidade bastante expressiva na política de Goiás e do Tocantins, faz parte da história deste Estado e deixou seu legado como homem público, era um político visionário e arrojado”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.
Perfil
Brito Miranda era filho de Leôncio Miranda e Anaídes Brito Miranda. Formado em Direito na Universidade Federal de Goiás, especializou-se em Direito Agrário e foi promotor de justiça. Essa especialização profissional o habilitou para presidir o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado de Goiás (Idago) e ser chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura daquele Estado.
Iniciou a carreira política em 1962 quando foi eleito deputado estadual por Goiás, pelo Partido Social Democrático (PSD), tendo migrado para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) após a outorga do bipartidarismo pelo Regime Militar de 1964. Foi reeleito deputado estadual em 1966. Feito que alcançou novamente nas eleições de 1982 e 1986. Em 1988, disputou sua última eleição como candidato a vice-governador do Tocantins na chapa do PMDB liderada por José Freire, não tendo sido eleito, visto que a chapa de Siqueira Campos e seu vice, Darci Coelho, venceram nas urnas. (Com informações da Secom)
Notas de pesar
Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento de José Edmar Brito Miranda, o conhecido Brito Miranda, ocorrido na tarde deste sábado de Natal, 25 de dezembro.
Brito Miranda, como era chamado, é pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda. Em sua vida pública, Brito Miranda foi deputado estadual por quatro mandatos pelo estado de Goiás. Já no Tocantins foi promotor de justiça e chegou a ocupar diversos cargos no governo do Estado.
Ante este momento de tristeza e luto, externo meus sentimentos ao ex-governador Marcelo Miranda, à Dona Marly Miranda e aos demais familiares e amigos, rogando para que o nosso amável e bondoso Deus conceda o consolo que somente Ele pode dar nesse momento de perda.
Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins
Hoje nos despedimos com tristeza de um ícone da política tocantinense. José Edmar Brito Miranda, o Dr. Brito Miranda, morre aos 87 anos depois de lutar bravamente pela sua saúde. Brito Miranda foi importante personalidade no movimento de criação do Tocantins, atuando no momento decisivo junto ao governador de Goiás, Henrique Santillo, pelo apoio político necessário e definitivo que resultou na criação do mais jovem Estado da federação.
Na Assembleia Legislativa de Goiás, atuou junto com o então deputado estadual João Ribeiro pela criação do Estado, uma ação que exigia habilidade política, algo que nunca lhe faltou. A relação de ambos era tão próxima, que ele foi inclusive nosso padrinho de casamento junto com sua esposa, Dona Marly Miranda.
Filho ilustre de Pedro Afonso, Dr. Brito Miranda era um homem culto, de memória pródiga, que narrava os episódios políticos do Tocantins com maestria, riqueza de detalhes e um humor muito peculiar. Seu nome ficará na memória tocantinense, pois muito fez pelo desenvolvimento do Estado.
Fica aqui os meus sinceros sentimentos à Dona Marly, aos seus filhos, o ex-governador Marcelo Miranda, Brito Júnior, Maria da Glória, netos, demais familiares e amigos. Que hoje, nesta data tão emblemática, Jesus possa renascer e fortalecer esta família enlutada.
Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas
O Tocantins perde um de seus principais líderes. Protagonista em momentos históricos e decisivo na criação e consolidação do novo Estado. José Edmar Brito Miranda deixa um grande legado e seu nome marcado na vida política tocantinense.
Quero externar meus sentimentos a toda a família, amigos, admiradores e companheiros políticos. Rogo a Deus para que o acolha e conceda paz a todos nós que sentimos sua despedida desse plano.
Que Deus abençoe a todos!!
Mauro Carlesse
Governador do Tocantins
_______________
Caro Governador Marcelo Miranda, receba os nossos sentimentos e pesar pelo passamento do sr. seu pai, o Dr Brito Miranda. A vida é uma passagem breve, mas as lembranças nos remetem ao competente advogado e político, em Araguaína e também de todas as articulações que resultaram na criação do Tocantins. Que Deus o receba e conforte o coração da Dona Marly e de toda família. Ficam as boas lembranças e o legado deixado para a nossa história. Receba um abraço em nome da minha família.
Eduardo Siqueira Campos
O Diretório Estadual do MDB Tocantins se solidariza com o presidente do partido Marcelo Miranda e toda sua família, pelo falecimento do seu pai, José Edmar Brito Mirando, que faleceu na tarde deste sábado, dia 25, em São Paulo.
O corpo será velado a partir das 16h deste domingo, 26, no salão Paroquial da Igreja São |José, em Palmas, na 604 Sul (Arse 61).
O sepultamento será na manhã de segunda-feira 27, no Cemitério Jardim das Acácias, em horário a ser definido pela família.
Aproveitamos para agradecer as manifestações de amor, carinho e solidariedade, dirigidas ao presidente do partido, Marcelo Miranda, e a toda sua família, neste momento de dor profunda.
Executiva Estadual do MDB no Tocantins
É com grande pesar que lamento a morte do pai do ex-governador Marcelo Miranda, Brito Miranda, neste sábado 25 de dezembro, em São Paulo. Brito Miranda deixa um legado importante para história política do Tocantins. À família, Marcelo Miranda, deputada federal Dulce Miranda, demais familiares e amigos, rogo a Deus para que dê o conforte necessário neste momento de dor.
Deputada Professora Dorinha
Com tristeza, acabei de saber do falecimento de José Edmar Brito Miranda, aos 87 anos. Importante líder político da história do Estado, ele estava internado atualmente em São Paulo após ter passado vários dias na UTI em Palmas.
Ex-deputado estadual por Goiás em várias oportunidades e com papel importante na luta pela criação do Tocantins, Brito Miranda é pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (MDB), que comandou o Estado por três mandatos diferentes.
Natural de Pedro Afonso, Brito Miranda também foi advogado, promotor de Justiça e secretário de Estado da Infraestrutura.
Brito Miranda tinha a política no sangue e desde o bipartidarismo esteve no MDB (PMDB). Além dos seus mandatos, teve papel fundamental em diversas articulações políticas que resultaram em vitórias eleitorais. O seu legado na arte de sempre buscar o entendimento fica para a história do Tocantins.
Neste momento de profunda dor de todos os familiares e amigos, deixo meus mais sinceros votos de força a todos.
Que todos os corações possam ser confortados!
Tiago Dimas
Deputado federal e coordenador da Bancada Federal
Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento, aos 87 anos, do advogado, promotor de justiça aposentado, ex-secretário estadual tocantinense e ex-deputado goiano por quatro mandatos José Edmar de Brito Miranda, ocorrido neste sábado, 25, em São Paulo.
Um dos nomes mais importantes da política tocantinense, Brito Miranda deixa um vasto legado na história do estado que ajudou a construir. Líder habilidoso, participativo e sensato, era conhecido pela firmeza dos seus posicionamentos, pelo seu poder de diálogo e, sobretudo, pela competência com que exerceu todas as funções que ocupou na vida.
Neste momento de dor e despedida, manifesto meus sinceros sentimentos aos amigos, admiradores e familiares de Brito Miranda, especialmente o ex-governador Marcelo Miranda, um dos seus três filhos, rogando ao nosso Deus misericordioso que conforte o coração de todos.
Elenil da Penha
Deputado estadual
Recebi com muita tristeza neste sábado, (25/12), dia de Natal, a notícia do falecimento do grande homem, José Edmar Brito Miranda, um dos principais líderes políticos da história do Tocantins, Dr. Brito tinha 87 anos. Ele estava internado em um hospital na cidade de São Paulo (SP).
Pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (MDB), ele participou da luta pela criação do Estado como deputado estadual por Goiás, também foi secretário de estado e deixa um legado importante como líder político na história do Tocantins.
Me solidarizo com os familiares, em especial, Dona Marly Miranda, sua esposa, os filhos, netos, genros e noras, a deputada federal minha amiga, Dulce Miranda, além das pessoas que o admiravam e apreciavam sua companhia. Nesse momento de dor e despedida peço a Deus que conforte todos.
Nilton Franco
Deputado Estadual
Vice-presidente do MDB-TO
É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento de José Edmar Brito Miranda, neste sábado, 25 de dezembro, aos 87 anos, por uma cardiopatia.
Pai do ex-governador Marcelo Miranda, Brito era natural da cidade de Pedro Afonso, e foi deputado estadual por Goiás em quatro mandatos, antes da criação do Tocantins. No Estado, atuou como promotor e foi secretário de Governo e de Infraestrutura.
Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos, que Deus possa confortar a todos neste momento de dor.
Wagner Rodrigues Barros
Prefeito de Araguaína
É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do estimado amigo Dr. Brito Miranda, um político que faz parte da história do Tocantins por sua luta pela criação do Estado e por todo trabalho que realizou pelo desenvolvimento do Tocantins como secretário estadual.
Quero demonstrar minha solidariedade aos familiares, em especial ao meu amigo, o ex-governador Marcelo Miranda. Que nosso bom Deus console os familiares e amigos neste momento de grande dor.
Laurez Moreira
Ex-prefeito de Gurupi
O Tocantins perde hoje umas das mais notórias figuras históricas desde sua implantação, bem como deoutado e secretário no Estado de Goiás. José Edmar Brito Miranda, ou Dr Brito como muitos chamavam. Grande Mestre na articulação política, orientador e guia de muitos neófitos que, ou o ouviaam ou fracassaram no viés político eleitoral. Conterrâneo, amigo da minha família e muito mais, um cidadão que mesmo diante de sua importância no cenário político estadual, existia entre nós, um respeito mútuo sempre. Deus lhe guie e o receba nos céus, além de confortar sua família, através do governador Marcelo Miranda, Deputada Dulce, dona Marly e demais membros.
Coronel Luiz Cláudio Gonçalves Benício
O Tocantins perdeu na tarde desde sábado de Natal, dia 25, um dos seus principais líderes políticos, José Edmar Brito Miranda, de 87 anos, pai do ex-governador do Tocantins e presidente estadual do MDB no Estado, Marcelo Miranda.
Brito Miranda estava internado em um hospital de São Paulo, após vários dias na UTI, em Palmas, para tratamento de saúde.
Natural de Pedro Afonso, Brito Miranda deixa um importante legado com sua participação na luta pela criação do Tocantins, na época como deputado estadual por Goiás. Atuou como advogado, promotor de justiça e secretário de Estado da Infraestrutura.
Neste momento de luto e dor presto minhas sinceras condolências ao companheiro de partido, ex-governador Marcelo Miranda. Também me solidarizo com familiares, amigos e admiradores, rogando a Deus que console o coração de todos que sofrem com esta triste partida.
Jair Farias
Deputado Estadual
Unimos os nossos sentimentos ao Marcelo e toda família, nesse momento em que o nosso amigo Brito Miranda nos deixa. Muitas lembranças invadem o nosso coração nesse momento ! Tivemos muitos desafios e muitas alegrias!!! Que Deus dê muita força à toda família! Que Jesus, na sua infinita misericórdia, conforte a Marly, ao Marcelo, a Dulce e toda família!!
Nilmar Ruiz
Ex-prefeita de Palmas e ex-deputada federal
Brito Miranda, meu amigo de longas datas. Nos conhecemos em Goiás e convivemos nas lutas democráticas no MDB e na implantação e consolidação do Tocantins. Um mestre na política, um homem culto e preparado. Que Deus conforte a família e o receba em seus braços.
Vieira de Melo
Publicitário e ex-secretário estadual da Comunicação
O final da tarde de Natal deste sábado marca, infelizmente, a despedida de José Edmar Brito Miranda, 87 anos, um dos principais líderes políticos da história do Tocantins. Ele faleceu em São Paulo após vários dias na UTI em Palmas.
A sua partida deixa um legado de uma vida na qual a política sempre esteve envolvida. Deputado estadual várias vezes por Goiás, sempre atuando no antigo Norte goiano, hoje nosso querido Tocantins, Brito Miranda teve papel importante no trabalho que resultou na criação do Estado, em 1988.
Pai do ex-governador Marcelo Miranda (MDB), Brito Miranda também era um excelente articulador político e seu trabalho contribuí muito para as três vitórias eleitorais do filho. Brito Miranda era formado em Direito, especializou-se em Direito Agrário, foi promotor de Justiça e secretário estadual de Infraestrutura entre vários outros postos públicos.
Homem firme, mas com grande capacidade para buscar o entendimento, Brito Miranda sabia que só através da política é possível melhorar a vida da população. Foi o movimento político secular que resultou na criação do Tocantins e Brito Miranda ajudou a construir parte dessa história.
Sua partida não apaga esse legado que, por sempre, precisa ser reconhecido.
Para todos os familiares e amigos, desejo muita força e conforto nesse momento tão difícil.
Ronaldo Dimas
Presidente estadual do Podemos
Lamento a perda do amigo Brito Miranda. Grande estrategista político de nosso Tocantins.
Ex-deputado estadual por Goiás, ex-secretário de estado. Homem este que deixou um grande legado.
Dr Brito foi um cérebro visionário, um pensador e ajudador da consolidação do nosso Tocantins .
Ao meu amigo governador Marcelo Miranda e todos familiares, meus mais profundos e sinceros sentimentos .
João Oliveira
Ex-vice-governador
É com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento de Brito Miranda, neste sábado de Natal. Conterrâneo de Pedro Afonso, José Edmar Brito Miranda deixa sua marca como político de grande influência e participação em momentos decisivos para os estados de Goiás e Tocantins. Especialmente para nosso Estado, onde foi gestor em diversas pastas no Governo do Tocantins, além de pai e mentor político do ex-governador Marcelo Miranda. À sua família, deixo minha solidariedade e orações.
Jairo Mariano
Secretário de Infraestrutura Cidades e Habitação
Consternados, recebemos a notícia do falecimento do Sr. José Edmar Brito Miranda neste sábado, 25. Pai do ex-governador Marcelo Miranda, Brito Miranda foi deputado estadual por Goiás, atuou ainda como promotor e Secretário de Estado por muitos anos.
Brito contribuiu na luta pela criação do nosso Estado e para nós deixa um legado indelével na política e na história do Tocantins como um grande ser humano.
Neste momento tão doloroso, rogamos a Deus para que dê forças a sua esposa Dona Marly, como também ao ex-governador, Marcelo Miranda, extensivo aos seus irmãos, demais familiares e amigos, para que todos tenham como lenitivo a esperança da ressurreição.
“Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus”. (Mateus 5:7-8)
Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco
____________
Com imenso pesar e profunda tristeza recebi a notícia do falecimento amigo José Edmar Brito Miranda, pai do ex-governador Marcelo Miranda ocorrido sábado, 25, em São Paulo.
Tive a oportunidade de conviver com o senhor Brito Miranda em diversas ocasiões e trago as melhores lembranças e aprendizados das nossas conversas e reuniões nestes anos todos.
O Tocantins perde um grande líder e um homem com uma trajetória exemplar e sua história estará marcada para sempre na memória do povo tocantinense.
Neste momento de dor e tristeza, rezo a Deus para que conforte os familiares e amigos e em especial a dona Marli, e os filhos Marcelo Miranda, Maria da Glória e Brito Júnior e demais familiares.
Claudia Lelis e família
Deputada Estadual e presidente estadual do Partido Verde
______________
É com pesar que o deputado federal Célio Moura (PT/TO) recebe a notícia do falecimento do Sr. José Edmar de Brito Miranda, aos 87 anos, ocorrido nesse sábado (25), em São Paulo.
Miranda foi secretário de infraestrutura no Tocantins e é pai do ex-governador Marcelo Miranda.
Político que teve importante papel na criação do estado do Tocantins. Foi deputado estadual em Goiás por quatro mandatos, entre 1960 e 1990.
O corpo será velado a partir das 16h deste domingo, na igreja São José, quadra 604 Sul, Palmas A previsão é que seja sepultado na manhã desta segunda, no Cemitério Jardim Das Acácias, em horário ainda não definido.
À família e amigos, nossos sinceros sentimentos.
__________
Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-secretário de Infraestrutura do Estado José Edmar Brito Miranda, de 87 anos, ocorrido neste sábado, dia 25, em São Paulo, onde se encontrava internado para tratamento de saúde.
Pai do ex-governador e presidente estadual do MDB no Estado, Marcelo Miranda, Brito Miranda deixa um reconhecido legado na história política do Tocantins, estado que ajudou a construir, sendo um dos que contribuíram também na sua criação, atuando como deputado estadual por Goiás.
Brito Miranda era uma das mentes mais bem articuladas em estratégia política. Era daqueles que dizia “para cada veneno (político) eu tenho um antídoto”. E tinha mesmo. O Tocantins perde um grande líder que fará muita falta no cenário político tocantinense.
Tocantinense de berço, nasceu em Pedro Afonso. Foi também advogado e promotor de justiça. Ao entrar para a política, exerceu três mandatos como deputado estadual no parlamento goiano. Com a criação do Tocantins, contribuiu ativamente com o desenvolvimento do Estado como secretário da Infraestrutura.
Perdemos um companheiro de lutas pelo Tocantins. Lamento sua partida e me solidarizo com o companheiro Marcelo Miranda, sua esposa Dona Marly, deputada federal Dulce Miranda, filhos, netos, demais familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de todos para superar a dor que fica.
Júnior Noleto
Prefeito de Palmeiras do Tocantins