A coligação “Porto Alegre de Volta Para o Povo” passa a contar com Pedro Henrique Arruda Noleto (PDT) como o candidato a prefeito. O registro foi deferido nesta quarta-feira, 25, pela 25ª Zona Eleitoral. O pedetista substitui o pai, Pedro Noleto (PDT), que teve a renúncia por “questões pessoais de foro íntimo” acatada no dia 15.
INDEFERIDA
Antes disso, Pedro Noleto teve a candidatura indeferida no 7, pela 25ª Zona Eleitoral. O juiz João Alberto Mendes Bezerra Júnior acolheu o pedido de impugnação apresentado pela chapa de Cleiton Cerqueira (Progressistas). Em resumo, o pedetista está inelegível por uma condenação por contra a fé pública (falsidade ideológica), que se enquadra nos critérios estabelecidos pela Lei 64 de 1990 (art. 1º, I, e, 1). “É possível extrair que a sentença foi proferida em 13/08/2020, de modo que o efeito da inelegibilidade somente findaria em 2028”, diz a decisão.
REGISTRO DEFERIDO
Registrado como Pedro Noleto Filho, o pedetista chegou a ter a candidatura questionada pela coligação “Porto Alegre Seguindo em Frente”, de Cleiton Cerqueira (Progressistas), que argumenta domicílio eleitoral do adversário fora do município e condena a tentativa de transferir os possíveis votos do pai ao definir o nome da urna. As alegações não foram acatadas.