Após se reunir com líderes religiosos nessa terça-feira, 9, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) sinalizou que deve baixar novo decreto para regulamentar a volta das atividades das igrejas em Palmas. Ela decidiu criar o Comitê Municipal das Igrejas Cristãs, que, segundo o município, será uma instância consultiva que auxiliará a prefeita nas discussões de temas relacionados às políticas sociais sob responsabilidade da prefeitura.
Novo decreto
Cinthia discutiu com os líderes a edição de um decreto municipal para regulamentar a realização de cultos e missas presenciais. Os religiosos alegam o estado emocional de seus fiéis, provocado pelas condições de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus.
Necessidade de regramento
Eles concordaram, conforme a prefeitura, com a necessidade de se estabelecer regramento semelhante ao das demais atividades para receber seus públicos e assumiram o compromisso de assinar termo de responsabilidade com as medidas como forma de proteger seus fiéis e cumprir as normas de segurança definidas pelos órgãos de saúde pública.
Caminho mais acertado
Cinthia defendeu que “o diálogo é o caminho mais acertado” para a construção de um formato seguro para que os fiéis voltem a congregar em suas igrejas. “Mas sempre em consonância com o que estabelece as normas sanitárias”, ressaltou a prefeita.
Quarentena flexibilizada
Com a flexibilização da quarentena anunciada há 15 dias, o comércio varejista, concessionárias e lojas de departamentos voltaram a funcionar na segunda-feira, 8. Na segunda-feira, 15, será a vez de shoppings (com exceção da área de entretenimento), restaurantes (self-service e a la carte), academias e escolas de natação e esportivas voltarem à ativa. (Com informações da Secom Palmas)