O episódio em que o prefeito de Colinas do Tocantins, Josemar Kasarin (UB), reage em tom de ameaça ao anúncio de independência da vereadora Naiara Miranda (MDB) ainda repercute. O coletivo Somos – que conta com uma cadeira na Câmara de Palmas com Thamires Rosa (PT) – prestou solidariedade à parlamentar emedebista e a deputada paraense Renilce Nicodemos (MDB) também abordou o fato nas redes sociais.
NÃO ESTÁ DESCULPADO
O Somos inicia a nota sem aceitar o arrependimento do prefeito de Colinas do Tocantins. “Você não está desculpado. Dizer que vai criar uma secretaria da mulher não ameniza nada das suas falas ameaçadoras, e usar o nome de Deus muito menos”, dispara. Ao prestar solidariedade à Naiara Miranda, o coletivo defende a ocupação das mulheres no espaço político. “A violência de gênero não é só física, ela está nos ataques constantes, na deslegitimação das nossas falas, nos julgamentos sobre nossa aparência, vida pessoal e postura. […] Nos querem silenciadas, mas seguimos falando; nos querem intimidadas, mas seguimos lutando; porque, apesar de tudo, sabemos que nosso lugar é onde quisermos estar”, escreveu.
NOSSA VOZ NÃO SERÁ CALADA
O caso chegou ao conhecimento da deputada federal Renilce Nicodemos (MDB), do Pará, que gravou um vídeo para condenar o ato de Josemar Kasarin e declarar apoio à parlamentar colinense. “Esse tom de ameaça é ensurdecedor, inaceitável, descabido, é um verdadeiro absurdo. […] Me uno à vereadora Naiara Miranda para reafirmar que nossa voz não será calada, nosso direito não será diminuído, nossa presença não será negada. Nós, mulheres, temos o direito de estar onde quisermos, de falar, de decidir, de ocupar espaços de poder. Não aceitaremos ser censuradas, silenciadas ou, pior, mortas”, afirmou.
Confira o vídeo:
Leia a nota do coletivo Somos:

LEIA MAIS