O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges (PSD), e uma comitiva de gestores estiveram em Brasília nesta terça-feira, 8, para discutir com deputados e senadores a destinação das emendas de bancada ao Orçamento da União. “Custeio de áreas essenciais, aquisições de patrimônio, projetos estruturantes, entre outros benefícios. Prefeitos e prefeitas do Tocantins pedem a plena continuidade da distribuição desses recursos também ao ente municipal”, pontuou o representante por meio da assessoria.
SAÚDE COMO PRIORIDADE
Conforme Diogo Borges, a área da saúde é uma das principais preocupações dos gestores municipais. “Precisamos de recursos tanto para custeio quanto para investimento, principalmente na atenção básica. Além disso, novos desafios emergem na saúde pública, com destaque para as campanhas nacionais de imunização, que atualmente encontram-se com coberturas abaixo do que preconiza a Organização Mundial de Saúde. Ainda, precisamos estruturar cada vez mais as unidades de atendimento básico à população”, disse o presidente.
MAQUINÁRIO E ÔNIBUS ESCOLARES
Além da área da saúde, os municipalistas pediram em ofício endereçado à coordenadora da bancada federal do Tocantins, a deputada Dulce Miranda (MDB), a destinação de emenda de bancada para a aquisição de maquinários, essenciais para ações de infraestrutura urbana e rural, e na execução de serviços públicos nas mais diversas áreas. Recursos para aquisição de ônibus escolares foi outro pedido. “Temos grande convicção e esperança que seremos atendidos, pelo bem dos municípios e suas populações”, concluiu Diogo Borges.