O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) e o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (PSD), acertaram em reunião na Assembleia Legislativa (Aleto) a atuação política-administrativa conjunta em prol das populações da Região Metropolitana da Capital. É do parlamentar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que regulamenta e tenta colocar em prática o funcionamento destas iniciativas. Vizinhos, os municípios são colados pela Ponte da Amizade e da Integração Fernando Henrique Cardoso, via distrito de Luzimangues.
REGIÕES METROPOLITANAS TÊM QUE SAIR DO PAPEL
Eduardo Mantoan falou sobre a proposta na Aleto “Nós temos a PEC que tem o objetivo de fazer as regiões metropolitanas de Palmas e de Gurupi, criadas por leis complementares há mais de uma década, saírem do papel e realmente funcionarem, ajudando a melhorar a vida da população”, explicou o deputado.
INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS
Apenas na região metropolitana de Palmas, são 16 municípios, que englobam uma população de quase 500 mil habitantes. Conforme o parlamentar, esta população poderia ser beneficiada com a integração de serviços públicos como transporte e sistema viário, segurança, saneamento básico, saúde, ocupação e uso de solo, aproveitamento correto da enorme quantidade de recursos hídricos, distribuição de gás canalizado, entre outras muitas áreas.
TRANSPORTE
O transporte também esteve na pauta da reunião entre o deputado e o prefeito. Já há uma linha de ônibus urbano de Palmas a Luzimangues que poderia ser qualificada. Em relação a obras, também se discutiu intercâmbio de ações que possam beneficiar os dois municípios ao mesmo tempo. “Eu apoio totalmente a aprovação da PEC. O deputado Eduardo Mantoan foi muito feliz em apresentar uma proposta para fazer as regiões metropolitanas funcionarem. Nossos municípios têm muito a crescer trabalhando juntos e é excelente saber que temos no deputado um verdadeiro parceiro”, frisou Ronivon Maciel.
REUNIÃO COM CINTHIA
Durante a reunião, Mantoan e Ronivon acertaram, por telefone, uma audiência com a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e articularam um convite aos demais prefeitos da região – além de Palmas e Porto Nacional, outras 14 cidades integram, por lei, a Região Metropolitana.