O senador Irajá Silvestre (PSD) é o único tocantinense que fará parte da delegação oficial do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na viagem à China. O parlamentar estará ao lado de oito ministros, quatro governadores, 19 deputados federais e outros 7 senadores. A agenda oficial do governo brasileiro no País asiático terá início nesta quarta-feira, 12, e segue até sexta-feira, 14.
AMPLIAR RELAÇÕES
Nas redes sociais, Irajá comentou a agenda na China, que é o principal destino das produções de 14 estados brasileiros, entre eles o Tocantins, que envia 54% de tudo que é exportado para o país asiático. “A nossa ideia é estreitar uma agenda de trabalho para ampliar as relações comerciais entre os países”, comentou o tocantinense, que destaca ser o autor de um Projeto de Resolução que busca criar a Frente Parlamentar de Relacionamento com o Brics, grupo de países em desenvolvimento do qual fazem parte Rússia, Índia, China e África do Sul, além do Brasil.
MINISTROS E GOVERNADORES
A delegação oficial liderada por Lula da Silva inclui a presença de oito ministros: Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social). Além disso, estarão presentes os governadores Jerônimo Rodrigues (Bahia), Elmano de Freitas (Ceará), Carlos Brandão (Maranhão), Helder Barbalho (Pará) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte).
Veja o comentário do senador sobre a agenda: