Nesta quarta-feira, 13, foram realizadas diversas reuniões em Brasília com o objetivo de buscar recursos federais para o início das obras do Hospital Universitário da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas. As audiências com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o ex-ministro Dr. Arthur Chioro, e com o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Helvécio Miranda, contaram com a presença do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), do vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker, dos professores Neilton Araújo e Zaíra de Oliveira, bem como do secretário de Representação do Estado do Tocantins, Carlos Manzini.
Ayres destacou que este pleito é antigo e que, até então, as dificuldades na obtenção de recursos da União têm sido um grande impedimento para o início das obras, sendo este o projeto primordial de seu mandato. “O hospital terá um impacto direto e positivo em diversos aspectos da comunidade. Primeiramente, servirá como um pilar no aprimoramento do ensino e pesquisa na área da saúde, fornecendo um ambiente propício para a formação de profissionais qualificados e a condução de estudos de ponta. Além disso, a presença de um hospital universitário moderno e bem equipado em Palmas terá um efeito transformador na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população de toda a região”, explicou o deputado.
O custo final do complexo está estimado em R$ 230 milhões e incluirá sete pavimentos, abrangendo 48 mil m² de terreno, com 30 mil m² de área construída. O hospital contará com 400 leitos de internação, dos quais 80 serão Unidades de Terapia Intensiva, sendo 40 destinados à pediatria. Além disso, terá 16 salas de centro cirúrgico e 46 consultórios de especialidades, proporcionando atendimento de média e alta complexidade.
“O projeto arquitetônico, hidráulico e elétrico está pronto, aguardando o envio de recursos para o início das obras. A bancada federal do Tocantins, composta por deputados e senadores, comprometeu-se a disponibilizar grande parte dos repasses via emenda para a conclusão do projeto, restando a busca pelo montante restante no governo federal, além dos custos para a manutenção periódica do hospital”, disse o vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker.
Ao fim da reunião, Ricardo Ayres destacou a importância da colaboração e do investimento necessários para a concretização desse projeto. “Ao apoiarmos a construção do Hospital Universitário da UFT em Palmas, estamos investindo no futuro da educação, pesquisa e saúde, contribuindo para o bem-estar da comunidade e fortalecendo nossa infraestrutura médica”, concluiu.” (Da assessoria de imprensa)