Os deputados federais Tiago Dimas (SD), Carlos Gaguim (DEM), Osires Damaso (PSC) e Célio Moura (PT), e os senadores Eduardo Gomes (MDB) e Kátia Abreu (PDT) se reuniram nesta terça-feira, 26, com o diretor da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Airton Pereira, para discutir o preço das passagens dos voos com destino e partida de Palmas.
A reunião aconteceu no gabinete de Kátia Abreu, em Brasília. A senadora apresentou uma pesquisa que mostra que as passagens aéreas com destino à capital tocantinense chegam a ser 200% mais caras do que em outras cidades de porte similar, como Cuiabá (MT) e São Luís (MA), na mesma data, partindo do mesmo local.
“Além dos horários inconvenientes dos voos que chegam e partem de Palmas, os preços são exorbitantes. Não temos voos suficientes nem preços coerentes em relação aos nossos Estados vizinhos”, afirmou a senadora.
Redução do ICMS
Os parlamentares tocantinense aproveitaram para destacar que o governo do Tocantins já reduziu a base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações internas com querosene (QAV) e gasolina de aviação (GAV). “Um dos principais problemas apontados pelas empresas era a alta carga tributária. O ICMS do querosene já foi reduzido lá no Estado”, destacou Tiago Dimas. “Não há explicação para essa discrepância”, completou Kátia Abreu.
Kátia sugeriu ao diretor da Abear, Airton Pereira, que Palmas passe a ser um ponto de conexão dos voos que partem do Nordeste rumo ao centro e ao sul do País, função hoje cumprida por Brasília, cujo aeroporto tem apresentado sobrecarga. “Temos todas as condições de receber essas conexões, especialmente de Salvador, Belém e São Luís. A mudança de rota seria uma boa forma de melhorar nossa performance”, defendeu a parlamentar. (Com informações das assessorias de imprensa)