No debate do STB, na tarde desse sábado, 31, um ponto que marcou foi o confronto direto entre os candidatos Alan Barbiero (Podemos) e Gil Barison (Republicanos) sobre a construção do hospital municipal de Palmas. Barison chegou a dizer que, ao ouvir a população, até pensou em apoiar a ideia do hospital, mas quando fez um estudo “responsável, detalhado”, percebeu que a obra não ficaria pronta em quatro anos, período do mandato, e, depois, “atrapalharia o já frágil sistema de saúde de Palmas”.
Mais UPAs
Segundo Barison, por ser um polo de atração na área da saúde, recebe doentes do sul do Pará, do Maranhão e Piauí, oeste da Bahia e de todo o interior do Tocantins. “O que vai acontecer é que vai desorganizar totalmente o sistema de saúde da nossa cidade. O que precisamos são de novas UPAs, várias nas regiões mais extremas da cidade”, defendeu o candidato do Republicanos.
Proposta do Sindicato dos Médicos
Alan, que propõe não só o hospital municipal, mas também o universitário, disse que Barison está “completamente equivocado”. “Primeiro que a proposta do hospital municipal é do Simed, o Sindicato dos Médicos. Se você falar que esta é uma atitude irresponsável está chamando todo mundo do Sindicato dos Médicos de irresponsável”, começou o candidato do Podemos.
Xenofóbico
Além disso, Alan disse que o pensamento de Barison “é xenofóbico”. “Eu quero acolher a população do sul do Pará porque essas pessoas vêm para Palmas e compram aqui. Vejo Palmas como uma capital de uma grande região. As pessoas da Bahia, do Piauí e do Maranhão não só utilizam recursos públicos, elas deixam dinheiro aqui”, avaliou o candidato.
Assista o confronto: