A candidata ao governo do Tocantins pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Bernadete Aparecida, esteve na manhã desta quarta-feira, 19, em um debate realizado pelo Colégio Marista, em Palmas. Professores, alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio acompanharam o chamado “Encontro com a Juventude”. O desenvolvimento econômico foi uma das principais pautas do evento.
“Nós iremos buscar mecanismos para transferir os trabalhadores comissionados do funcionalismo público para iniciativa privada, buscando empresas que possam se instalar no Estado e a diminuição dos impostos, mas, apostando principalmente na economia solidária, investimentos em turismo, gerando assim novas receitas para o Estado, pois no Tocantins, nenhum caju, buriti e pequi serão desperdiçados, tudo vai gerar renda e receita” destacou a candidata.
Ao falar sobre a educação, a socialista disse que o combate às exclusões das minorias irá ter prioridade no governo, caso eleita. “Minha vida inteira tive minha educação formada pelo ensino público, uma época em que a educação no Brasil formava cidadãos e cidadãs de bem. Vamos dar prioridade ao ensino público, gratuito, crítico e de qualidade. Iremos respeitar o pacto firmado com o MPE (Ministério Público Estadual) e MPC (Ministério Público de Contas), vamos colocar em prática tudo que a lei exige, isso sem desrespeitar a diversidade”, reforçou Bernadete Aparecida.
Houve ainda perguntas referentes à agricultura e ao desenvolvimento econômico do Estado. “Daremos prioridade à agropecuária familiar, ao modelo de agricultura baseado na agrofloresta, na agroecologia e no desenvolvimento com justiça socioambiental. E faremos todas as reformas e investimentos necessários para isto”, completou.
A socialista fez questão de exaltar o evento. “A nossa presença no encontro foi muito importante, pois tivemos a oportunidade de apresentar as nossas propostas para o corpo discente, os professores e colaboradores do Colégio Marista”, encerrou Bernadete Aparecida.