O prefeito de Cristalândia, Wilson Júnior, o Big Jow (UB), foi empossado na manhã desta sexta-feira, 16, como o novo presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Aclamado em eleição com chapa única, O gestor substitui Diogo Borges, de Talismã, para o biênio que se encerra em 2026. A solenidade no auditório da entidade, na Capital, contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), do presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), os deputados federais Vicentinho Júnior (Progressistas) e Carlos Gaguim (UB), além de gestores municipais e lideranças políticas de todo o Estado.
MUNICIPALISMO APLICADO PELA PRIMEIRA VEZ NO TOCANTINS GRAÇAS AO APOIO DO GOVERNO
Ao assumir a presidência da entidade, Big Jow afirmou que sua gestão será pautada na parceria entre os municípios e os entes federativos. “A ATM só trabalha com parcerias e é por meio dessa parceria que estamos nos tornando mais fortes a cada dia que passa. Pela primeira vez, o municipalismo está sendo aplicado no Tocantins, graças ao apoio do governo do Estado e de todos que representam a sociedade. Nós nos tornamos fortes com essa união, com todos os entes federativos. Garanto ao governador Wanderlei Barbosa que nós vamos buscar essa cooperação, somos parceiros no que é melhor para o povo que representamos”, pontuou o prefeito de Cristalândia.
UNIDOS SEREMOS MAIS FORTES
Wanderlei Barbosa retribui o discurso e destacou a importância da atuação conjunta entre o Estado e os municípios. “Trabalho pela unidade de todos. Quando o Big Jow pediu meu apoio, disse a ele que o primeiro passo é a conciliação e ele buscou esse consenso para que escolhessem um nome para presidir essa associação tão fundamental e importante para o desenvolvimento do Estado. É dessa forma que o nosso governo trabalha, pois, se estivermos unidos, seremos mais fortes”, comentou.
PROXIMIDADE GERA PREOCUPAÇÃO
Esta sintonia entre o governador Wanderlei e o novo presidente é vista com preocupação por alguns prefeitos, que temem interferência do Palácio Araguaia na ATM, como já abordou a CCT. Assim, o primeiro desafio de Big Jow será combater a insatisfação de colegas diante destas críticas de uma possível falta de independência da entidade. O prefeito de Cristalândia já tinha abordado estes questionamentos após a eleição. “Quando falamos da independência da ATM, nós temos que falar de uma independência com parcerias”, argumentou. Entretanto, a primeira baixa já foi registrada no dia de posse. Clayton Paulo (PSD), de Nazaré, pediu a desfiliação da associação sob a justificativa de ajustes financeiros.
EDUARDO SIQUEIRA LEVA ANTECESSOR
Em discurso, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), parabenizou Big Jow e destacou a importância da entidade para o fortalecimento do municipalismo. “Tenho certeza de que fará um trabalho de união e fortalecimento dos municípios. Hoje, Palmas retoma sua participação na Associação Tocantinense de Municípios com espírito de parceria e cooperação. O diálogo entre os gestores é fundamental para que avancemos juntos, respeitando nossas diferenças e somando forças pelos interesses do povo tocantinense”, reforçou. Na solenidade, o gestor ainda empossou o ex-presidente ATM, Diogo Borges, como novo secretário da Região Metropolitana.
NOVA DIRETORIA
Os gestores de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro (Progressistas); e de Buriti do Tocantins, Lucilene Brito (Republicanos), ficaram como 1º e 2º vice-presidentes. A republicana é cunhada de Amélio Cayres. A prefeita de Itacajá, Maria Aparecida (Republicanos), e Paulo Roberto (Republicanos), de Taguatinga, serão os diretores administrativos. Joel Rufino (Republicanos), de Rio dos Bois; e Luiz Felipe de Miranda (Republicanos), de Brasilândia, ficaram responsáveis pela diretoria financeira. Outros 16 nomes compõem a chapa nas funções de em titular e suplência dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
Confira fotos do evento:








