Candidato único, o prefeito de Cristalândia, Wilson Júnior, o Big Jow (UB), foi aclamado presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) para o biênio de 2025 a 2026. A assembleia aconteceu no auditório da entidade nesta quinta-feira, 27, e contou com a presença de apenas dos cerca de 80 gestores dos 139 municípios. Ou seja, quase 60 prefeitos não participaram.
PREFEITOS NÃO GOSTAM DA INTERFERÊNCIA
Como a coluna Em Off divulgou nesta semana, a interferência, sobretudo do Palácio, no processo eleitoral não agradou muitos prefeitos, e vários deles já se movimentam para se desfiliar da ATM. Um que assumiu publicamente que está deixando a entidade é o de Nazaré, Clayton Paulo (PSD). “Sairei da ATM por não ver os interesses municipais sendo colocados em primeiro lugar”, avisou à coluna. Clayton disse que, caso a nova diretoria prove o contrário, o retorno de sua cidade “será imediato”. Outros prefeitos também estão pedindo a desfiliação, mas pediram para que não tenham os nomes divulgados por enquanto. Eles dizem ter respeito e apoiar Diogo Borges, mas que não acreditam na gestão da ATM com a tutela do Palácio e outros líderes estaduais.
INDEPENDÊNCIA COM PARCERIAS
Já o presidente eleito, Big Jow, garantiu que vai atuar com independência. “Quando falamos da independência da ATM, nós temos que falar de uma independência com parcerias. Nós não sobrevivemos sem a parceria do governo do Estado, da União e da bancada federal. Estamos aqui para trabalhar em favor dos municípios, mas com parcerias”, disse o eleito em pronunciamento.
LEIA MAIS
COMPOSIÇÃO
Os gestores de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro (Progressistas); e de Buriti do Tocantins, Lucilene Brito (Republicanos), ficaram como 1º e 2º vice-presidentes. A republicana é cunhada de Amélio Cayres. A prefeita de Itacajá, Maria Aparecida (Republicanos), e Paulo Roberto (Republicanos), de Taguatinga, serão os diretores administrativos. Joel Rufino (Republicanos), de Rio dos Bois; e Luiz Felipe de Miranda (Republicanos), de Brasilândia, ficaram responsáveis pela diretoria financeira. Outros 16 nomes compõem a chapa nas funções de em titular e suplência dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
PRESIDENTE
Wilson Júnior Carvalho de Oliveira, popularmente conhecido como Big Jow, é servidor público de carreira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) desde 1991. Foi Secretário de Governo do Tocantins na gestão de Marcelo Miranda. Ainda, foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Juventude, à época comandada pelo então secretário Ricardo Ayres. Foi prefeito de Cristalândia de 2013 a 2016, eleito para o mandato de 2021 a 2024 e reeleito para comandar o município até 2028. Idealizador do Consórcio Intermunicipal do Vale do Araguaia, no qual ocupou o cargo de vice-presidente. Possui trabalho social prestado na área da Saúde de Cristalândia e do Tocantins há mais de 30 anos.