O presidente da Associação Tocantinense de Municipios (ATM), prefeito de Cristalândia, Big Jow (UB), e prefeitos das mais diversas regiões do Tocantins, começam a chegar, a partir desta segunda-feira, 19, em Brasília para participar da XXVI Marcha em Defesa dos Municípios. Considerado um dos maiores eventos municipalistas da América Latina, a marcha é organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e proporciona encontro de prefeitos de todo o Brasil com representantes do governo federal, Congresso Nacional e Judiciário. Neste ano, o tema é “Autonomia Municipal, a força que transforma o Brasil”. A CNM estima que aproximadamente 12 mil pessoas passarão pelo evento.
COMITIVA DE MAIS DE 300 MUNICIPALISTAS
O presidente da ATM, Big Jow, que tomou posse na sexta-feira, 16, e “estreia” no comando da entidade, disse que aproximadamente 300 municipalistas do Tocantins se inscreveram para a marcha, sendo mais de 80 prefeitos nessa grande comitiva. “Viemos unir forças e ampliar a voz em favor dos municípios, principalmente aqueles que mais precisam, os menores, que vivem do FPM”, disse. O FPM é o Fundo de Participação dos Municípios, considerado a principal receita de mais de 120 dos 139 municípios tocantinenses.
PELA 5ª VEZ
Participando pela quinta vez da Marcha, a prefeita de Monte Santo, Enfermeira Nezita (UB), destacou a importância da presença dos prefeitos em Brasília nesse grande movimento municipalista. “Sempre que dialogamos, que pressionamos aqui na marcha, uma conquista nós obtivemos. Os desafios são permanentes, e precisamos dialogar com que tem o poder e capacidade de auxiliar os municípios”, defendeu.
ABERTURA COM LULA
A XXVI Marcha a Brasília ocorre desta segunda, 19, a quinta-feira, 22, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). A Solenidade de abertura ocorre nesta terça-feira, 20, com presença confirmada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes do Congresso Nacional e Poder Judiciário. Na tarde desta segunda-feira, o presidente da ATM, Big Jow, participa de reunião do Conselho Político Ampliado, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que discute o aperfeiçoamento das pautas que serão levadas à Marcha.