Nesta quarta-feira, 24, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO) obteve uma importante vitória para o turismo no Estado do Tocantins. Seu parecer ao projeto de lei 5141/19, do Senado, que define o Tocantins como a Rota Nacional do Turismo de Aventura, Ecológico, Rural, de Sol e Praia Doce, de Vivência, Cultural, Religioso e Gastronômico foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputadoso, consolidando o estado como um destino turístico diversificado e atrativo.
Ayres destacou que o projeto busca realçar as potencialidades turísticas do Tocantins e promover o desenvolvimento econômico sustentável por meio da atividade. Com a aprovação do relatório, o Tocantins passa a ser oficialmente reconhecido como um destino nacional de destaque em várias áreas. “Ao se tornar uma Rota Nacional do Turismo, o Tocantins poderá atrair visitantes de todo o país e até mesmo do exterior, impulsionando a economia local e gerando renda e empregos nas áreas relacionadas ao turismo para a população. Além disso, a iniciativa visa trazer investimentos federais, incentivar a infraestrutura turística, a capacitação de profissionais, a divulgação nacional e internacional e a preservação ambiental e cultural”, explicou o parlamentar.
O deputado Ricardo Ayres ressaltou a importância do turismo como ferramenta de desenvolvimento para o Tocantins. Ele enfatizou a riqueza natural e cultural do estado, que inclui paisagens deslumbrantes, trilhas, rios, cachoeiras, comunidades tradicionais, festas religiosas e uma gastronomia regional única.
“É importante ressaltar o potencial do Tocantins para o turismo ligado à natureza: o Parque Estadual do Jalapão, os rios de água transparente, cachoeiras, corredeiras, dunas alaranjadas, chapadas e formações rochosas, além dos famosos fervedouros. A Ilha do Bananal é reconhecida como a maior ilha fluvial do mundo. Temos a prática do rafting nos rios caudalosos de Dianópolis, as trilhas tortuosas e o rapel nas cachoeiras de Taquaruçu, os hotéis-fazenda, as praias de água doce do Prata e Graciosa em Palmas, a Gaivota em Araguacema, a Tartaruga em Peixe, e o Rio Sono em Pedro Afonso”, concluiu.
A proposta, que é oriunda do Senado Federal, seguirá para a sanção presidencial. (Da assessoria de imprensa)