O vereador José do Lago Folha Filho (PSDB) defendeu em requerimento a criação de uma comissão especial para estudar a reorganização administrativa e territorial de Taquaruçu. A proposta recebeu a subscrição de outros dez parlamentares e foi aprovada pela Câmara de Palmas em junho Conforme o tucano, a iniciativa busca possibilitar a atualização dos limites distritais, a definição de zonas específicas de uso como turística, habitacional e comercial, a promoção da regularização fundiária, o planejamento de novas infraestruturas e a integração mais eficiente do distrito às políticas públicas municipais. “Essa é uma ação necessária para garantir um desenvolvimento mais justo, ordenado e sustentável para Taquaruçu”, destacou.
DEMANDAS
Na justificativa do requerimento, Folha Filho ressaltou que o crescimento populacional do distrito tem trazido novos desafios à organização urbana e administrativa da região, especialmente em função de sua forte vocação turística. A falta de uma delimitação territorial precisa, aliada à carência de infraestrutura e à ausência de diretrizes claras para o uso do solo, compromete a qualidade de vida dos moradores, reduz o potencial de arrecadação fiscal e ameaça a preservação ambiental da localidade.
COMISSÃO TERÁ 60 DIAS PARA APRESENTAR ESTUDO
A comissão será composta por cinco vereadores, indicados pelo presidente da Casa, respeitando a proporcionalidade partidária. O grupo terá um prazo de 60 dias, a partir da instalação da comissão, para apresentar um estudo detalhado com propostas que contemplem as demandas urbanas, ambientais e estruturais do distrito. A expectativa é de que os trabalhos tenham início em agosto.