Apenas 36,8% dos atuais vereadores foram reeleitos em Palmas, ou seja, 7 dos 19. Assim, 12 (63,2%) dos eleitos neste domingo, 15, são novatos, ainda que um já tenha tido passagem pela Câmara da Capital, Waldson da Agesp (Cidadania).
Dos novatos, destaque para o jovem Pedro Cardoso (DEM), filho do deputado estadual Cleiton Cardoso (PTC). Pedro foi o segundo mais bem votado, com 2.925 votos, apenas 28 votos atrás do primeiro colocado, o atual presidente da Câmara, Marilon Barbosa (DEM).
Quem retorna ao Legislativo é a ex-primeira-dama da Capital e ex-deputada estadual Solange Duailibe (PT).
Dos veteranos que ficaram de fora estão Lúcio Campelo (MDB), suplente na próxima legislatura, e Milton Neris (PDT), que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Marcelo Lelis (PV). Outro candidato a vice foi Gerson Alves (PSL), na chapa de Vanda Monteiro (PSL).
Aliás, o marido de Vanda, Márcio Reis (PSL), é um dos novatos para a próxima legislatura.
Outro vereador que não volta é Tiago Andrino (PSB), que foi candidato a prefeito.
Situação x oposição
A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) foi reeleita e conseguiu fazer a maior bancada do Legislativo. Dos 19, ela contará com 9 vereadores, incluindo aí a sua atual líder, Laudecy Coimbra, que fez campanha ao lado de Cinthia, apesar de pertencer ao SD do candidato derrotado Eli Borges. Confira os nomes eleitos na base governista:
Marilon Barbosa (DEM)
Pedro Cardoso (DEM)
Felipe Martins (PSDB)
Rogério Freitas (MDB)
Laudecy Coimbra (SD)
Eudes Assis (PSDB)
Jucelino (PSDB)
Folha (Patriota)
Waldson da Agesp (Avante)
A oposição fez 11 vereadores, dos quais a maior bancada, com quatro, é da coligação do candidato derrotado Tiago Amastha Andrino. Confira quem são:
Rubens Uchôa (Cidadania)
Joatan (Cidadania)
Lacerda do Gás (PSB)
Júnior Brasão (PSB)
O Pros, de Júnior Geo, o PT, de João Helder Vilela, o Podemos, de Alan Barbiero, o Republicanos, de Gil Barison, o PSL, de Vanda Monteiro, e o PDT, da coligação de Marcelo Lelis (PV), fizeram um vereador cada. Confira:
Professora Iolanda Castro (Pros)
Solange Duailibe (PT)
Moisemar Marinho (PDT)
Professora Janad Valcari (Podemos)
Daniel Nascimento (Republicanos)
Márcio Reis (PSL)