A Câmara de Vereadores de Paraíso do Tocantins aprovou e já promulgou – ambos em ainda fevereiro – uma emenda à Lei Orgânica para aumentar duas cadeiras a partir da próxima legislatura, saindo das atuais 13 para 15.
A Lei permite
A Coluna do CT conseguiu contato com o vereador Wedson Araújo (PL), que esclareceu que a Câmara apenas acompanhou os limites máximos estabelecidos na Constituição [artº 29]. Paraíso do Tocantins chegou aos 51.891 habitantes em 2020, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que lhe autoriza a ter até 15 vereadores. “A Lei permite”, resumiu o liberal, que acrescentou que o aumento de cadeiras foi “consensual” entre todos os pares.
Nova formatação só em 2025
Sobre críticas quanto ao momento no qual a emenda foi aprovada, de pandemia de Covid-19, Wedson Araújo destacou que a nova formatação só será válida na próxima legislatura, que só terá início em 2025. O impacto financeiro também foi minimizado pelo parlamentar, que projeta não haver alterações no duodécimo entre mandatos, que é baseada na receita anual do município. “Se fosse para aumentar as despesas, eu seria contra”, emendou.
Derrotados em 2020 criticam, mas bate palmas por trás
Wedson Araújo ainda ironizou os candidatos derrotados em 2020 que condenam o aumento no número de cadeiras na Câmara. “Os que perderam a eleição são os que mais criticam, mas, por trás, são os que mais batem palmas. O que a gente fez foi aumentar o número de representantes da sociedade”, encerrou.