O eleitorado do Tocantins volta às urnas pela terceira vez neste ano no domingo, 7, para escolher governador, presidente da República, dois senadores, oito deputados federais e 24 estaduais. Os mandatos são de quatro anos excetuando os eleitos ao Senado Federal, que terão oito anos no Congresso Nacional. As campanhas caminham para a reta final.
A divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, as reuniões públicas ou comícios e a utilização de aparelhagem de sonorização fixa podem acontecer só até quinta-feira, 4, o que marca o início do fim da campanha. Já a partir desta terça-feira, 2, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável.
Também é quinta-feira, 4, o último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, sendo admitida a extensão do programa até as 7 horas do dia seguinte. A sexta-feira, 5, já é a data limite para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de jornal impresso. Até sábado, 6, um dia antes do pleito, é permitido distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som, isto até 22 horas, marcando o fim da campanha eleitoral.
A votação acontece no domingo, 7, e as seções estarão abertas a partir das 8 horas e fecham às 17 horas. A apuração começa logo em seguida a previsão é que o Tocantins seja um dos primeiros estados com o resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).