O candidato à reeleição para a Prefeitura de Peixe, Zé Augusto (DEM), acionou a Justiça Eleitoral nesse domingo, 25, contra um site de notícias. De acordo com a ação, o site veiculou na sexta-feira, 23, uma matéria com o título “Candidato a reeleição, Zé Augusto, não toma posse se for reeleito, segundo especialista em direito eleitoral”. “A matéria, se é que assim podemos chamá-la, longe de promover informações objetivou tão somente disseminar inverdades no intuito de promover propaganda eleitoral negativa e fake news, com o alvo exclusivo de repassar informações distorcidas e sem qualquer amparo probatório contra a pessoa do requerente [Zé Augusto], almejando difamar sua imagem enquanto gestor, posto que concorre ao cargo de Prefeito de Peixe, nas Eleições 2020”, afirma trecho da ação.
Candidatura sequer é contestada
Conforme o prefeito, o site chegou atribuir a ele a prática de crime, dizendo que “estaria na iminência de ser preso” e que, se eleito, não tomaria posse. “Ocorre que a candidatura de Zé Augusto e da sua vice, Rosane Nascimento Borges Fortes, a Nane, sequer é contestada na Justiça”, ressalta a ação.
Fantasiosa e falsa
Segundo o jurídico do prefeito, “a dita matéria é tão fantasiosa e falsa que chegou ao ponto de mencionar as falas de ‘um advogado especialista'”. “Ocorre que o mencionado advogado especialista sequer existe no Cadastro Nacional de Advogados”, destaca a ação.