Em reunião com membros da Associação de Empresas de Turismo Receptivo do Tocantins (ATTR) Cristiano Rodrigues (Podemos), candidato a deputado estadual, debateu problemas estruturais da região do Jalapão que afetam o setor turístico. Com mais de seis anos à frente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), em Palmas, o ex-secretário executivo mudou o cenário do turismo na Capital e tornou-se referência para todo o Estado.
Durante a reunião, a ATTR, por meio do seu presidente Alex Paulo, apresentou um documento com as principais demandas que ao setor turístico da região do Jalapão necessita. Entre elas estão: ordenamento turístico da região, regularização ambiental das empresas de turismo receptivo, manutenção permanente das estradas e atrativos públicos. Para o presidente da ATTR, o trabalho apresentado por Cristiano durante os últimos anos a frente do Turismo na capital deixa claro que é possível alinhar a estruturação do turismo com geração de renda e emprego, isso acarreta em desenvolvimento econômico e a região de Jalapão tem potencial para isso. “O pensamento do candidato segue a mesma linha que o nosso, ele já sabe que essas demandas são nossos principais entraves para aquela região e precisamos mudar isso”, diz.
Com vasta experiência na área do turismo, Cristiano Rodrigues é um dos responsáveis por profissionalizar o Festival Gastronômico de Taquaruçu e tornar o evento um dos maiores do país. Foi na gestão dele que surgiu o Natal dos Sonhos e o Capital da Fé, além de modernização das praias da Capital e estruturação do Centro de Convenções. A cidade que virou cenário de novela da TV Globo também passou a receber eventos internacionais, um deles foram os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. São feitos de grande porte que colocaram Palmas entre os principais destinos turísticos do Brasil.
Para o candidato a deputado estadual, que tem andado por muitas cidades, o Tocantins é uma potência turística que pode ser melhor aproveitada. “O nosso estado é naturalmente beneficiado em atrativos turístico, o que falta é uma atenção maior para que isso seja transformado em benefício para o Tocantins. Se fizemos em Palmas, podemos trabalhar para que o estado também seja referência turística. Os problemas do Jalapão são clássicos e trabalhar em projetos que possam atender as demandas daquela região é um dos meus compromissos”, defendeu. Cristiano também pontuou a importância de receber associações como a ATTR e discutir com elas ideias para o setor: “As empresas que fazem parte dessas associações estão em contato direto com o turista, ouvir suas demandas vai nos ajuda a formular projetos que gerem melhorias e é assim que construímos um estado melhor”, finaliza. (Com informações da assessoria de imprensa)