Candidato do PV a deputado federal, ex-secretário estadual de Administração e ex-subsecretário estadual da Juventude, o jornalista Geferson Barros decidiu apresentar uma proposta inovadora: o mandato compartilhado. O lançamento da candidatura de Barros aconteceu nessa quinta-feira, 17, no Jacinta Buffet, em Palmas.
“Todas as nossas decisões durante um eventual mandato serão definidas pelos meus eleitores. Os meus ‘embaixadores federais’ vão definir no voto qual deve ser o meu posicionamento na Câmara Federal”, explicou o candidato. Segundo ele, um aplicativo vai facilitar essa enquete e é pelo sentimento da maioria que Geferson garantiu que vai se guiar nas votações no Congresso e até na hora de definir o destino de suas emendas parlamentares.
No lançamento de sua candidatura à Câmara Federal, Geferson Barros também fez o compromisso público de prestar contas dos recursos gastos no gabinete de seis em seis meses. “Não é possível que tanto dinheiro seja gasto por um deputado e o povo não tenha conhecimento do destino desses recursos! Eleito deputado federal, os eleitores vão ficar sabendo da minha prestação de contas detalhada”, destacou.
Geferson Barros é reconhecido pela sua larga experiência na gestão pública, por ter opiniões polêmicas e a coragem de defende-las em qualquer circunstância sem perder a capacidade de diálogo com seus opositores e as demais correntes políticas.
Foi assim ainda na juventude quando foi líder estudantil nos movimentos pela gratuidade do transporte coletivo para a UFT, no desenvolvimento de programas pra formação profissional e financiamento estudantil durante sua passagem pela secretaria da Juventude e também na negociação com os servidores públicos estaduais e fornecedores do governo no período em que esteve na secretaria estadual da Administração.
No lançamento da candidatura, Geferson disse que não tem uma história triste para contar para sensibilizar os eleitores, porque teve uma infância muito feliz, mas assumirá uma cadeira na Câmara Federal com a responsabilidade de promover reformas no país que deem orgulho para seus eleitores e para o Tocantins e não façam o povo chorar depois. Para Geferson Barros, apesar de todo o descrédito atual dos políticos, não existe outra forma de melhorar a vida das pessoas do que o exercício da vida pública.
“Precisamos parar de reclamar e agir! Nesta eleição, o cidadão tem boas opções para construir um país melhor, mas isso só vai acontecer se as pessoas quiserem isso de verdade! Eu acredito que podemos inovar juntos, porque fazendo certo, não tem erro”, destacou.
Perfil
Geferson Oliveira Barros Filho tem 36 anos, é casado, pai de três filhos. Apesar de ter nascido em Formosa, Goiás, é filho de pais tocantinenses. O pai, Geferson Oliveira Barros, é de Pium e a mãe, Nélia Ayres, de Porto Nacional.
Geferson atuou profissionalmente no Tocantins desde o início de sua carreira e teve uma rápida passagem por Brasília. O jornalista, por formação, optou pelo exercício de uma atividade que o fascina desde a juventude, o serviço público.
Atuou no movimento estudantil e foi uma importante liderança na defesa da gratuidade do transporte coletivo para o campus da UFT. Foi presidente do Centro Acadêmico do curso de Jornalismo, da Federal.
Também foi subsecretário estadual da Juventude, de 2005 a 2009, ajudando a criar programas como “Juventude Cidadã”, “Bolsa Universitária”, “Pró-Jovem Trabalhador”, “Centros da Juventude” e a Casa do Estudante entre outros programas de qualificação profissional, financiamento estudantil, primeiro emprego, telecentros de informática e moradia estudantil.
Atuou como executivo de instituições de ensino e pesquisa e qualificação profissional e em 2015 assumiu a Secretaria de Administração do Estado, gerindo o quadro de pessoal, gestão patrimonial, gestão de frota, plano de assistência em saúde e universidade corporativa do estado do Tocantins. Também acumulou durante 9 meses a secretaria da Habitação.
Atuou como executivo de instituições de ensino e pesquisa e qualificação profissional e em 2015 assumiu a Secretaria de Administração do Estado, gerindo o quadro de pessoal, gestão patrimonial, gestão de frota, plano de assistência em saúde e universidade corporativa do estado do Tocantins. Também acumulou durante 9 meses a secretaria da Habitação. (Com informações da assessoria de imprensa)